metropoles.com

Ato pró-impeachment e pela monarquia reúne manifestantes na Esplanada

As pessoas estão vestidas de verde e amarelo e seguram faixas pedindo pressa no impeachment e de apoio ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
esplanada
1 de 1 esplanada - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Duas manifestações reúnem cerca de 3 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, na Esplanada dos Ministérios neste domingo (31/7). Uma dela é a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff e, a outra, pede pela volta da monarquia. Dois carros de som estão no gramado em frente ao Congresso.

Michael Melo/Metrópoles

As pessoas estão vestidas de verde e amarelo e seguram faixas pedindo pressa no impeachment e de apoio ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato. Alguns bonecos infláveis — ou pixulecos, como ficaram conhecidos — também fazem parte do cenário, entre eles os do procurador-geral da República, Rodrigo Janot e da presidente afastada, Dilma Rousseff. Como em 1º de agosto é aniversário do juiz Sérgio Moro, os manifestantes entoaram o “Parabéns pra você” no gramado em frente ao Congresso Nacional. Sérgio Moro fará 44 anos.

Michael Melo/Metrópoles
O servidor Ronaldo Parente, de 38 anos, é um dos que apoiam o retorno da família real

Os manifestantes pró-monarquia carregam bandeiras do Brasil Império. O servidor Ronaldo Parente, de 38 anos, é um dos que apoiam o retorno da família real. “Acreditamos que a monarquia parlamentarista é a melhor forma de representar o povo. O poder moderador serve como árbitro dos poderes e pode dissolver o Congresso, caso a população esteja descontente. Os países mais desenvolvidos do mundo são monarquias”, explica. Segundo ele, o herdeiro da família imperial seria Luís Gastão de Orleans e Bragança.

Segundo informações da Polícia Militar, o movimento teve, no auge, entre 4 mil e 5 mil pessoas. Os manifestantes, no entanto, começam a se dispersar e a deixar a Esplanada. Antes da dispersão total, as pessoas fizeram um enterro simbólico de Dilma Rousseff.

Pelo Brasil
Além de Brasília, 11 estados tiveram protestos contra Dilma e contra Temer. Em Belo Horizonte, cerca de 4 mil pessoas se reuniram na Praça Sete para pedir a saída do presidente interino Michel Temer. Em Recife, o destaque foi o boneco gigante do juiz Sérgio Moro, que virou cenário para as pessoas tirarem fotos.

Em Goiânia, os protestos contra Temer reuniram 500 pessoas, segundo a polícia. No Rio de Janeiro, manifestantes contra Dilma Rousseff fizeram um protesto na orla da praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Em Salvador, a Polícia Militar confirmou a presença de 500 pessoas que se reuniram no farol da Barra pedindo celeridade no processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rouseff. Também no Nordeste, no Parque Solon, em João Pessoa, 500 pessoas manifestaram-se pela saída do presidente interino Michel Temer. Aos gritos de “Fora temer, Volta Dilma”, o protesto foi até o fim desta tarde. Em Recife, na Praça do Derby, a organização do ato a favor de Dilma confirmou a presença de 2 mil manifestantes.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?