Atlético-MG x Itabirito: alimentos arrecadados são distribuídos no DF
As 3 toneladas de alimentos serão distribuídas em parceria com o programa Sesc Mesa Brasil e vão beneficiar 480 famílias carentes do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Além da realização de grandes eventos esportivos, uma das marcas do Metrópoles Sports é incentivar a solidariedade. As 3 toneladas de alimentos arrecadadas no jogo entre Atlético-MG e Itabirito começaram a ser distribuídas em parceria com o programa Sesc Mesa Brasil na manhã desta terça-feira (20/2).
Os produtos são destinados para instituições sociais do Distrito Federal que acompanham famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Sesc Mesa Brasil funciona como a maior rede de bancos de alimentos da América Latina. O projeto se uniu ao Metrópoles para recolher alimentos na entrada do jogo, no último sábado (17/2), e os repassarem para quatro instituições de caridade da capital.
De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Vilhena, cerca de 480 famílias serão contempladas com os alimentos arrecadados. As entidades que realizam o repasse desses alimentos ficam em Arniqueira, Ceilândia e Sol Nascente.
“Os torcedores pagam um preço mais barato no ingresso e, em troca, levam 1 kg de alimento para o jogo. Então, para nós, é super importante. Esse alimento vai fazer a maior diferença na mesa de quem, muitas vezes, não tem nada para comer”, ressalta Cláudia.
A organizadora explica que o programa tem 360 instituições do DF cadastradas e cerca de 120 mil pessoas atendidas, que recebem os alimentos até três vezes ao mês. Há uma equipe de nutricionistas e assistentes sociais que organizam a quantidade a ser repassada baseada nos critérios do programa.
“No ano passado nós tivemos várias ações em shows, tanto na Arena BRB quanto no Ulisses Guimarães. Então, a parceria do Metrópoles, para nós, é extremamente importante, porque nos garante receber alimentos de boa qualidade e com data de validade estendida. E aí a gente pode fazer uma doação paras as instituições mais completa”, destaca a coordenadora.
Do total de alimentos arrecadados na partida, 96 kg tiveram que ser descartados, pois estavam vencidos ou com embalagens abertas. “A gente só doa aquilo que está em perfeita condição de consumo. Nossa equipe descarrega os produtos, separa por produto e olha um pacote por vez”, explica Cláudia.
Instituições beneficiadas
O Instituto Nova Jerusalém, em Ceilândia, é uma das entidades que recebeu parte dos produtos arrecadados. A instituição alimenta mais de 150 famílias carentes da região.
“A gente faz a alegria das pessoas que têm necessidade e, às vezes, quem passa por luta de não ter o alimento na sua mesa, né? Isso nos deixa muito satisfeitos em poder estar trabalhando em prol da comunidade, junto com o Sesc Mesa Brasil”, celebrou o vice-presidente do Instituto, Francinato Ribeiro.
Para o coordenador do Instituto Mãos Amigas, de Arniqueira, as doações do programa garantem a alimentação de quem, muitas vezes, não tem o básico para fazer uma refeição.
“Ontem mesmo chegou uma família lá, com uma mulher e os quatro filhos. Ela não está tendo arroz em casa para comer, mas hoje ela já vai receber. Então, sem palavras mesmo. É poder fazer a diferença na vida dessas famílias”, frisou Lázaro Antônio.