Atleta corre descalço por 24 horas na Esplanada para arrecadar doações
Ação foi nomeada de Desafio Pegada Solidária e acontece na Esplanada dos Ministérios até as 15h deste sábado (11/12)
atualizado
Compartilhar notícia
O ultramaratonista brasiliense Marcelo Salim Joffily, conhecido como Marcelo B.O, vai correr descalço por 24 horas consecutivas na Esplanada dos Ministérios. O objetivo do esportista de 42 anos é arrecadar doações de calçados para crianças de baixa renda que querem começar a correr, mas não conseguem comprar o equipamento.
A ação foi nomeada de Desafio Pegada Solidária e começou às 15h desta sexta-feira (10/12), com previsão de término às 15h de sábado (11/12). Além de tênis de corrida, Marcelo vai arrecadar comida e roupas e quantias em dinheiro.
“A gente vai doar [o que for arrecadado] pro Clube dos Descalçados, que cuida de jovens carentes que às vezes querem praticar corrida, mas muitas vezes não têm o tênis”, explicou o produtor da equipe de Marcelo B.O, Raoni Dolabella.
Segundo explicou Raoni, durante as 24 horas que passará correndo, o atleta vai parar apenas para ir ao banheiro e, caso precise de algum tratamento físico, como massagem contra cãibra ou ataduras para machucados no pé. “Com duas horas de corrida, ele parou para colocar uma atadura porque surgiram bolhas”, contou Raoni.
O homem que integra a equipe do atleta afirma que Marcelo tem larga experiência em ultramaratonas, que são as corridas a pé com mais de 42 km. “O Marcelo já participou de provas de 200 km, fora do Brasil, sempre está na causa solidaria, em 2020 já ficou 12 horas na esteira para arrecadar doações contra a Covid-19”, lembrou.
Na ação desta sexta, Marcelo corre em frente à Catedral de Brasília num percurso de 400 metros que ele inverte a cada duas horas e conta com participações de atletas, escolas e academias, que correm trechos fazendo companhia ao ultramaratonista.
Segundo explica Raoni, o atleta não sabe quanto vai arrecadar com a ação. “A última ação solidária que fizemos ele correu por 12 horas e arrecadou R$ 4 mil, mas não sabemos como será dessa vez”, afirma.
Para ajudar, a população pode entregar doações de tênis, calçados, cestas básicas, materiais esportivos com a equipe de Marcelo, que está em frente À Catedral. Outra opção é fazer doações em dinheiro pelo PIX: 6199969-3900.