metropoles.com

Ativistas sem-teto usaram infraestrutura em volta de secretaria enquanto vandalizavam Terracap

Banheiros que ficam no térreo da sede da Secretaria da Segurança e vagas no estacionamento da pasta foram usados como ponto de apoio pelos manifestantes, que depredaram entrada de órgão público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
fnl-840×577
1 de 1 fnl-840×577 - Foto: null

Integrantes sem-teto da  Frente Nacional de Luta (FNL) não podem reclamar da falta de hospitalidade nem do conforto proporcionados pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social durante as invasões a prédios públicos na manhã desta terça-feira (8/3). Banheiros que ficam no térreo da sede e vagas no estacionamento da pasta foram usados como ponto de apoio pelos manifestantes, que chegaram a depredar a entrada da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

Fotos obtidas pelo Metrópoles mostram como os participantes das invasões caminhavam bem à vontade pelo estacionamento — que conta com guarita de vigilância — e aproveitaram a sombra das árvores para almoçar tranquilamente. Um carro estacionado em uma das vagas normalmente utilizadas por servidores das forças de segurança encontrava-se ocupada por um veículo tipo perua. No porta-malas, quentinhas eram servidas aos manifestantes.

8 imagens
1 de 8

2 de 8

3 de 8

4 de 8

5 de 8

6 de 8

7 de 8

8 de 8

Após almoçar, os integrantes do FNL caminhavam sem cerimônia pelas cercanias da secretaria enquanto, do outro lado da rua, a Polícia Militar entrava em confronto com o movimento, responsável por depredar a Terracap. A invasão chegou ao fim com dois presos — um deles inclusive era procurado por homicídio —, mas apertado ou com fome, ninguém ficou.

Reivindicações
O grupo pede recursos para a construção de residências populares do Minha Casa, Minha Vida e a destinação de terras rurais para o assentamento das cerca de 5 mil famílias acampadas no DF. De acordo com integrantes do movimento, o plano é permanecer nos locais até que representantes do governo se reúnam com o grupo. Eles devem seguir para a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) após os atos.

É a quarta vez que o movimento protesta na capital este ano. Em fevereiro, o grupo ocupou o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério das Cidades, o Ministério de Desenvolvimento Agrário e a sede da Terracap. Na última quinta (3), eles protestaram noMinistério das Cidades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?