metropoles.com

Ativistas e políticos reagem e marcam atos em defesa do Eixão do Lazer

Abaixo-assinado pela permanência de ambulantes e atrações culturais no Eixão do Lazer circula nas redes desde a ação desse domingo (1º/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Eixão do Lazer com diversas atrações no domingo
1 de 1 Eixão do Lazer com diversas atrações no domingo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Ativistas culturais e representantes políticos do Distrito Federal criticaram a operação de fiscalização promovida pela Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) no Eixão do Lazer, nesse domingo (1º/9). A ação causou confusão entre fiscais, comerciantes e artistas locais.

Frequentadores de rodas de choro, espectadores de apresentações de jazz e participantes de outras atividades que ocorrem todos os domingos nos gramados da via reclamaram da força-tarefa, que pegou o público do surpresa e terminou com atrações canceladas.

Um abaixo-assinado pela permanência de ambulantes e das programações na região, iniciado pelo deputado distrital Fábio Felix (PSol) após o episódio, começou a circular pelas mídias sociais. Confira neste link.

“Convidamos você a mobilizar amigos e família em prol da manutenção das praças de alimentação, do lazer e da cultura no Eixão do Lazer. Não vamos aceitar que o governo Ibaneis, inimigo dos trabalhadores e da cultura, nos impeça de ocupar o Eixão. Vai ter luta, resistência e ocupação da cidade”, descreve trecho do documento, que havia angariado milhares de assinaturas até a mais recente atualização desta reportagem.

Ativistas também vão promover um ato para mobilizar a população em defesa do Eixão do Lazer, no próximo domingo (8/9). O evento recebeu o nome de Ocupe o Eixão, e as ações em prol da liberação de atividades dominicais ao longo da estrada incluem mobilizações previstas para ocorrer durante a semana.

Fábio também classificou a operação como “repressão gratuita”. “Bem absurdo, neste momento, que a prioridade do Governo do Distrito Federal seja criminalizar a cultura e perseguir os trabalhadores. O Eixão do Lazer é um espaço fundamental da cultura do DF. Deixo aqui meu repúdio, e vamos atuar com a sociedade civil para que isso não se repita”, completou o parlamentar.

Leia a publicação:

Outros políticos se manifestaram diante da polêmica. O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, por exemplo, informou que fez contato com as autoridades para expor a importância das atividades nesse espaço público e propôs diálogo. “O Eixão é do lazer e é do povo”, enfatizou.

Já a Secretaria de Cultura do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) divulgou nota de repúdio contra a operação, reiterou o compromisso com a defesa da cultura e dos direitos dos cidadãos, além de salientar que buscará soluções que promovam o lazer e o bem-estar na capital do país.

“Eixão não vai fechar”

Na tarde desse domingo (1º/9), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez uma postagem nas mídias sociais para comentar sobre a continuidade das atividades no Eixão do Lazer. Ele afirmou, ainda, que a ação da DF Legal atendeu a reclamações de moradores da Asa Norte.

“O Eixão do Lazer é uma conquista da população de Brasília, não vai fechar, nem ninguém será impedido de promover as atrações culturais que se tornaram um patrimônio da capital. A ação da DF Legal neste domingo (1º/9) atendeu a reclamações de moradores próximos, tendo sido orientada apenas a organizar o comércio no local, que será mais funcional na medida em que possamos cadastrar e regularizar a atividade”, escreveu Ibaneis.

O governador acrescentou que “nada que retire do Eixão o caráter de espaço de convivência democrática, de criatividade, com liberdade e segurança” será feito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?