metropoles.com

“Atentado à população”, diz deputado Jorge Vianna ao defender FCDF

O deputado Distrital Jorge Vianna (PSD) defendeu a permanência do cálculo atual para o reajuste do Fundo Constitucional do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
jorge vianna-fcdf-compressed
1 de 1 jorge vianna-fcdf-compressed - Foto: Reprodução

O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) entrou na lista de autoridades que defendem a permanência do cálculo atual para os repasses do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). O parlamentar criticou a intenção do Governo Federal de mudar o cálculo de reajuste anual do fundo. A proposta faz parte do pacote de corte de gastos apresentado ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (29/11).

“Todo ano vem essa discussão. Como se nós fôssemos o prejuízo. Nós somos a capital do mundo. Todas as embaixadas estão aqui. Todos moram aqui. Todo o secretariado, todos os políticos, todo o serviço público e usam as malhas viárias, nosso serviço de saúde, nosso transporte, nossa segurança. O que o governo federal quer fazer com Brasília é um atentado à nossa população”, disse Vianna.

O deputado  ainda defendeu que o DF precisa eleger um “presidente legítimo do DF”. “Precisamos ter um presidente legítimo do DF. Se nós estivéssemos em campanha, eu diria que o nosso presidente tem que ser o governador Ibaneis Rocha”, completou Vianna.

Veja:

Mudanças no fundo

A União custeia a segurança e uma parte dos gastos com saúde e educação por meio do FCDF. O valor é definido pela variação da receita corrente líquida. O governo federal quer que o reajuste anual seja definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Projeto de Lei com a proposta foi apresentado ao Congresso Nacional nesta sexta. Deve ser apreciado pela Câmara dos Deputados e, depois, pelo Senado Federal.

Alças no Metrô

O deputado também anunciou, nesta sexta, que, a partir de segunda-feira (2/12), os vagões dos trens do Metrô do DF vão passar a ter alças de mão.

A intenção é dar mais segurança aos passageiros do transporte público. Veja a explicação:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?