metropoles.com

Atendendo recomendação do MPDFT, PM terá todo efetivo no 7 de setembro

Segundo o MPDFT, o comando também se prontificou a fiscalizar e punir eventuais participações de PMs da ativa em atos políticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
PMs
1 de 1 PMs - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Atendendo a recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a Polícia Militar do DF (PMDF) promete usar todo o efetivo para a segurança da população neste feriado de 7 de setembro.

A corporação publicou nota nesta sexta-feira (03/09), prometendo empregar o “efetivo total”. Segundo o MPDFT, a PMDF também comprometeu-se a apurar eventuais violações durante as manifestações previstas para a data.

Diante da possibilidade de atos democráticos, com a eventual participação de policiais militares da ativa, o MPDFT enviou recomendações para o Governo do Distrito Federal (GDF) e para a PMDF.

Segundo o artigo 45 da Lei nº 7.289/84, são proibidas manifestações coletivas de policiais militares da ativa, tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político.

O Regulamento Disciplinar do Exército (Decreto nº 4.346/02), aplicável à PMDF, tipifica como transgressão militar a conduta de deixar de punir o subordinado que cometer transgressão.

Ao longo das últimas semanas, circulam informações sobre a eventual participação de PMs da ativa em possíveis atos antidemocráticos.

STJ

Nesta linha, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou salvo-conduto para a participação de militares em eventuais manifestações no próximo dia 7 de setembro.

Do ponto de vista da Promotoria de Justiça Militar Promotoria, diante da possibilidade de conflitos entre manifestantes em áreas distintas do DF, será necessário o desmembramento do efetivo

Dentro deste contexto, o Relatório de Gestão da PMDF de 2020 revela é claro: o efetivo da corporação apresenta redução de 49,6% em relação ao número previsto em lei.

Veja a nota completa da PMDF:

Polícia Militar do Distrito Federal informa que, quanto às manifestações que ocorrerão no dia 07 de setembro de 2021, estará com seu efetivo total a fim de atuar em sua principal missão que é a de garantir os direitos humanos fundamentais de todo e qualquer cidadão como, por exemplo, o direito à vida, direito à liberdade, direito à igualdade, direito à segurança e o direito à propriedade. A conduta de atuação será pautada, como sempre, nos parâmetros da legalidade e da legitimidade, corroborando conjuntamente com os Órgãos e Entes de Estado para o desempenho das ações necessárias ao exercício da cidadania e do Estado Democrático de Direito, tudo focado no objetivo de bem servir a comunidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?