metropoles.com

Apavoradas, vítimas contam detalhes de assaltos seguidos na 405 Norte

Idosos foram roubados no Bloco F e, um dia depois, alvo foi estudante de 16 anos, no Bloco J. Mãe diz que garoto está traumatizado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luísa Guimarães/Metrópoles
Blocos da 405 Norte
1 de 1 Blocos da 405 Norte - Foto: Luísa Guimarães/Metrópoles

Em menos de 24 horas, a Polícia Civil registrou dois assaltos na 405 Norte. O primeiro caso ocorreu por volta das 22h de domingo (26/8) no Bloco F. O segundo, a 50 passos, foi em plena luz do dia, nessa segunda (27), no Bloco J. Ambos foram gravados por câmeras de segurança dos prédios e espalharam ainda mais o medo na região.

As vítimas do primeiro roubo são um casal de idosos. O alvo do segundo, um adolescente de 16 anos, agredido com um soco no rosto por um dos assaltantes. O aluno voltava da escola quando foi abordado pelos suspeitos, detidos logo depois.

Já os idosos foram abordados por um homem alto, forte, quando entravam no prédio ao retornarem de um culto religioso. O bandido estava armado com uma faca. Levou diversos objetos pessoais e, na hora de fugir, entrou no carro das vítimas, um HB20 ano 2018, mas não conseguiu dar a partida.

Sem querer ser identificado, o casal contou ao Metrópoles que voltava da Igreja Batista da Graça quando percebeu um homem perto do estacionamento do bloco. “Não tivemos malícia. Deveríamos ter voltado com o carro”, disse a senhora.

Marido e mulher desceram do veículo e foram abrir a portaria. Nesse momento, o homem surgiu de capuz e jaqueta. O aposentado, que tem 82 anos, relatou ter visto a faca escondida no casaco do suspeito. “Dava para ver um pouco do rosto, mas não quisemos encarar”, destacou.

O assaltante viu a Bíblia que a dona de casa, de 75 anos, carregava e perguntou se o casal estava vindo da Igreja. Depois, disse para ficarem tranquilos, pois não iria machucá-los. Na hora do roubo, o criminoso pegou a bolsa da mulher, com documentos, carteira, chave do carro e óculos de sol, além do celular do aposentado. “Parecia estar com medo de ser visto, porque tinha muita pressa”, ressaltou o idoso.

Em seguida, o bandido perguntou se o carro das vítimas era automático. Foi até o veículo e voltou, pois não conseguiu sair. Assim que o aposentado ligou o carro, o suspeito foi embora. O HB20 foi encontrado em perfeito estado na Vila Planalto, com a chave na roda dianteira. O criminoso segue foragido. Mesmo após o susto e o trauma, o casal diz que não pretende mudar os hábitos.

O outro caso ocorreu às 14h dessa segunda (27), no Bloco J. O vídeo, gravado pelas câmeras de segurança instaladas no prédio, mostra o momento no qual o adolescente é surpreendido por dois bandidos. Um deles chega por trás e dá um mata-leão no aluno de uma escola particular, enquanto outro revista os bolsos e leva os pertences da vítima – entre eles, o celular. Segundos depois, mais dois criminosos aparecem.

Sem que o estudante tivesse oferecido qualquer tipo de resistência, antes de fugir, um dos ladrões dá um soco no rosto do menino e sai correndo junto com os comparsas.

5 imagens
Casal de idosos entrava no prédio quando foi abordado
O outro assalto ocorreu no Bloco J. Os dois ficam a 50 passos de distância
1 de 5

O primeiro assalto ocorreu no Bloco F. Assaltante estava rondando o prédio

Luisa Guimarães/Metrópoles
2 de 5

Casal de idosos entrava no prédio quando foi abordado

Luisa Guimarães/Metrópoles
3 de 5

Luisa Guimarães/Metrópoles
4 de 5

Luisa Guimarães/Metrópoles
5 de 5

O outro assalto ocorreu no Bloco J. Os dois ficam a 50 passos de distância

Luísa Guimarães/Metrópoles

 

Cinco suspeitos foram localizados na 510/511 Norte, apreendidos pela Polícia Militar e encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Segundo a corporação, eles seriam os mesmos flagrados pelo sistema de segurança, mas a vítima não os reconheceu. Portanto, acabaram soltos.

Por volta as 19h desta terça, a DCA convocou uma coletiva de imprensa para dar detalhes da prisão de um maior e a apreensão de dois adolescentes pelos agentes da unidade policial. Eles são acusados de envolvimento no assalto ao estudante.

“Não conseguiu dormir”
A mãe do garoto, uma agente da Polícia Civil aposentada, 51 anos, disse que sempre leva o filho para a escola, mas o estudante volta sozinho. A família mora na 208 Norte e a vítima passava pela 408 quando foi assaltada. “A partir de agora, ele vai mudar o trajeto”, disse a mulher ao Metrópoles.

Tinha dado esse celular de presente a ele e ainda não terminei de pagar, mas o pior é o trauma que fica. Ele (o filho) estava tremendo ontem (segunda), com dificuldade para dormir. Infelizmente, estamos todos sujeitos a isso, independentemente de onde trabalhamos ou o que fazemos

Agente da PCDF aposentada, mãe do menino assaltado na 405 Norte

De acordo com relato da agente aposentada, o adolescente está com o rosto inchado devido ao soco. Além do celular, os suspeitos roubaram a mochila do estudante do segundo ano do ensino médio, que tinha carteira com pouco dinheiro e cartão de crédito, e o passe livre que ele usa para pegar ônibus, descer na L2 Norte e ir caminhando até a casa.

Em dois meses, ocorreram dois arrombamentos no Bloco J. Já foram instaladas no local novas câmeras e refletores. A moça que socorreu o menino após o assalto disse que, chorando, ele lhe pediu ajuda. Ela o colocou dentro de casa, ligou para a mãe, que chegou em 10 minutos.

Os suspeitos passaram do lado do prédio correndo, segurando a mochila roubada. Três deles trocaram de roupa para não serem identificados pela polícia, segundo testemunhas. “Muitos assaltos e arrombamentos acontecem nesta quadra e são as mesmas pessoas”, disse a mulher que socorreu o menino, sem querer se identificar, por medo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?