metropoles.com

Associação posiciona-se contra proposta que reduz a Floresta Nacional

Regularização de assentamento no DF faz Flona perder 43% da área. A proposta seguiu para aprovação presidencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
flona df
1 de 1 flona df - Foto: Reprodução

Após o plenário do Senado Federal aprovar, nessa quarta-feira (10/8), o Projeto de Lei (PL) nº 2.776/2020, que altera os limites da Floresta Nacional de Brasília (Flona), a Associação dos Amigos das Florestas posicionou-se contra a norma e alegou que a matéria não leva em conta a “preocupação ambiental”.

De autoria da ex-ministra Flávia Arruda (PL-DF), o PL foi relatado em plenário pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). A proposta seguiu para aprovação presidencial. Caso seja sancionada, a Flona será reduzida em 39,6%, passando de 9.336 hectares para 5.640 hectares. A perda corresponderá a mais de 5,1 mil campos de futebol.

Regularização de assentamento no DF faz Flona perder 43% da área

“Nós, que atuamos no entorno de Unidades de Conservação com ações de proteção à fauna e à flora, não concordamos com a perda de uma área protegida da Flona sem que haja uma compensação com a proteção de outras áreas sensíveis e atualmente desprotegidas. As áreas são repletas de nascentes, de vegetação nativa e de espécies importantes da fauna do cerrado”, comentou a associação, em nota.

O objetivo do PL é resolver o conflito fundiário em torno da criação do Assentamento 26 de Setembro, que se arrasta desde 1996. A proposta abriu espaço para a regularização das áreas onde residem mais de 40 mil pessoas nos assentamentos 26 de Setembro e Maranata, próximos a Taguatinga e Vicente Pires.

O projeto propõe-se a definir futuramente uma “área de compensação” à Flona pela perda de terreno. Atualmente, a Floresta Nacional é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que não retornou aos questionamentos do Metrópoles.

A região é composta por 9.346 hectares, divididos em quatro áreas: a primeira tem 3.353 hectares (36% do total); a segunda conta com 996 hectares (11%); a terceira tem 3.071 hectares (33%); enquanto o último pedaço é formado por 1.926 hectares (21%).

Parque Nacional da Contagem

A Associação dos Amigos das Florestas criou um abaixo-assinado para a criação de uma nova unidade de conservação denominada Parque Nacional da Contagem, que abrangerá a Reserva Biológica da Contagem (Rebio) e uma área de alta importância ambiental nas escarpas da Chapada da Contagem.

Segundo o documento, esse parque possibilitará a proteção definitiva das áreas das encostas e nascentes situadas ao longo da Chapada da Contagem, além de proteger o bioma cerrado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?