metropoles.com

Associação de pais do DF critica volta às aulas em julho: “Não há garantia”

Enquete divulgada pelo Sindicato das Escolas sugere data para retorno das escolas, mas representantes de responsáveis por alunos discordam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aluno em frente de escola fechada
1 de 1 Aluno em frente de escola fechada - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Associação de Pais e Alunos do Distrito Federal (Aspa-DF) criticou a enquete sobre a volta das aulas presenciais divulgada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF). Segundo a instituição, não existem garantias de segurança contra o contágio do novo coronavírus para o retorno, inclusive no caso do mês de julho, como apresentado pelo levantamento sindical.

Do acordo com a instituição, o retorno às aulas deve ter respaldo técnico-científico e protocolos de segurança sanitária, levando em consideração, a saúde das pessoas no grupo de risco. E aponta que a enquete apresentou ao participantes apenas os meses de maio, junho e julho como opções de reabertura das salas de aula, sem considerar datas posteriores.

Veja a avaliação da Consultora Jurídica da ASPA, Luciana Formaggio:

“A escolha da maioria dos pais em optar pelo mês de julho foi tão somente pelo fato de ter sido a opção mais distante do presente momento. Por que não retornar em agosto? Ou mesmo em setembro? Seria a opinião pública da comunidade escolar suficiente para garantir o melhor momento para a retomada?”, questionou a instituição em nota pública.

Para a Aspa, o resultado da enquete do Sinepe pode sugerir “a falsa impressão de que os pais desejam determinar a data do retorno às atividades sem, contudo, considerar a possível manutenção da quantidade elevada de casos da doença”. E que a enquete não fez o recorte dos grupos de risco ou levou em consideração as medidas necessárias para protegê-los.

A associação também indagou a falta de outros pontos relevantes para o debate da educação durante a pandemia, como o desconto de mensalidades ao longo do período de ensino a distância, por exemplo.

“O momento é de união de esforços para que possamos atuar como agentes de fiscalização, não apenas em relação à qualidade do ensino que está sendo ofertada, mas principalmente no que diz respeito à proteção integral dos nossos filhos e de toda a comunidade escolar”, concluiu o comunicado.

A enquete

De acordo com o levantamento do Sinepe, 73,8% dos responsáveis pelos alunos, de escolas públicas e particulares, acreditam que a melhor estratégia é o recomeço seguro das rotinas escolares. Os demais 26,2% consideram inviável o retorno no momento.

Diante da pergunta de qual seria melhor data para voltas das aulas presenciais, 57% dos entrevistados responderam ser o dia 15 de julho. Outros 24% defendem o mês de junho como o melhor.

6 imagens
Aviso de suspensão das aulas na Escola Classe 102, no Recanto das Emas
Aviso no CEF 1 do Riacho Fundo 2: sem aulas por causa do coronavírus
Governador sancionou lei que prevê ajuda aos empresários
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou retomada dos shoppings
1 de 6

Serão contempladas 40 escolas públicas do DF

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 6

Aviso de suspensão das aulas na Escola Classe 102, no Recanto das Emas

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
3 de 6

DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
4 de 6

Aviso no CEF 1 do Riacho Fundo 2: sem aulas por causa do coronavírus

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
5 de 6

Governador sancionou lei que prevê ajuda aos empresários

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 6

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou retomada dos shoppings

MICHAEL MELO/METRÓPOLES

A coleta da amostra foi realizada no período de 11 a 18 de maio, com a participação de cerca de 34 mil pessoas. O governador Ibaneis Rocha (MDB) ainda não definiu a data de retorno das aulas presenciais no DF. Na rede pública, a Regional de Ensino do Plano Piloto lançou outra enquete para ouvir a comunidade escolar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?