Associação de Oficiais da PMDF reproduz fake news em caso de prisão de policial civil
Entidade republicou uma montagem que acusa o Metrópoles de usar a imagem de um PM para falar da detenção de um agente da PCDF
atualizado
Compartilhar notícia
Circula por grupos de WhatsApp uma informação falsa atribuída ao Metrópoles. Na sexta-feira (02/08/2019), o portal noticiou que um policial civil do DF havia sido preso em Formosa (GO) por tentativa de homicídio. O agente estava em um show, envolveu-se em uma briga e disparou no braço de um homem de 29 anos. Como não havia imagem da ocorrência, a reportagem foi publicada com uma foto ilustrativa de uma pistola e algumas balas.
No sábado (03/08/2019), pessoas que se identificam como PMs começaram a compartilhar a matéria, mas com o retrato de um oficial da PMDF morto por um agente da PCDF no dia 15 de abril de 2019. Nas conversas pelo aplicativo, dizem “repudiar que o Metrópoles tenha colocado a foto de um PM para falar da prisão de um policial civil”.
Neste domingo (04/08/2019), a assessoria de imprensa da Associação dos Oficiais (Asof) da PMDF republicou a fake news, por meio de uma carta intitulada “ASOF repudia ataques à imagem da PMDF pela imprensa”. O texto, assinado pelo assessor de imprensa da instituição, Paulo Castro, diz que a “matéria do Metrópoles leva o leitor a tirar conclusões erradas, por falta de critério na escolha da foto e pela ausência de legenda”.
Tal informação não é verdadeira. A reportagem que trata da prisão do agente da PCDF no Entorno em momento algum, na linha de produção editorial, foi ilustrada com a foto de um oficial da PMDF.
O Grupo Metrópoles reforça seu apreço e respeito pela Polícia Miliar do DF, bem como pelas demais forças de segurança da cidade. Esclarece, ainda, ter o dever de noticiar qualquer informação de interesse à comunidade, seguindo todos os preceitos éticos e primando pela checagem rigorosa dos fatos.