Asa Norte amanhece com reparos pós-temporais e tesourinhas bloqueadas
Equipes da Novacap atuam em diversos pontos da cidade para reparar estragos provocados por alagamentos durante as chuvas dessa 6ª feira
atualizado
Compartilhar notícia
A forte tempestade que atingiu o Distrito Federal na noite dessa sexta-feira (9/2) deixou um rastro de destruição em diversos pontos da área central de Brasília e nas regiões administrativas da capital do país. O temporal também deixou carros submersos e pedestres ilhados.
Na manhã deste sábado (10/2), as ruas da Asa Norte amanheceram novamente alagadas em diferentes pontos. Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) trabalham na desobstrução das vias que ficaram inundadas.
Confira imagens:
O Metrópoles percorreu diferentes partes da cidade e constatou os estragos. Algumas tesourinhas, inclusive, estão bloqueadas nos dois sentidos para a passagem de veículos.
Na altura de algumas quadras, os motoristas que precisarem cruzar os eixinhos (L e W) deverão procurar rotas alternativas.
Confira as tesourinhas temporariamente fechadas:
- 109/309 Norte
- 209/409 Norte
- 110/310 Norte
- 210/410 Norte
- 111/311 Norte
- 211/411 Norte
- 112/312 Norte
- 212/412 Norte
Equipes da Novacap usam caminhões-pipa para fazer a limpeza dessas vias, que ficaram cobertas de lama e água da chuva. Até a mais recente atualização desta reportagem, não havia previsão para liberação das tesourinhas.
Estragos na W3 e na UnB
O temporal da noite dessa sexta-feira (9/2) provocou alagamentos na Asa Norte e deixou carros debaixo d’água. Além disso, a região registrou “interrupção pontual de energia” em imóveis comerciais e residenciais, segundo a Neoenergia Brasília.
As chuvas castigaram, ainda, o campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Diversas salas do subsolo da instituição de ensino superior, bem como no térreo de algumas faculdades, inundaram e tiveram objetivos danificados.
Assista:
Em vídeos que circulam nas mídias sociais, também é possível ver os estragos causados pela chuvas em Ceilândia. Um dos registros feitos por um morador do P Sul flagrou quando uma enxurrada tomou conta da área.
Outro vídeo, postado pelo perfil do Instagram Ceilândia Muita Treta, mostra carros arrastados pela água da chuva. Sem ter o que fazer, testemunhas assistem à cena assustadas.
Na QNN 27, um motociclista foi arrastado para baixo de um ônibus pela força das águas. Dois hospitais da região administrativa ainda ficaram alagados.
Das 19h dessa sexta-feira (9/2) às 7h30 deste sábado (10/2), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu a diversas ocorrências relacionadas às chuvas. Duas delas envolveram corte de árvores; 27, esgotamento; 31, inundações; e 13, queda ou ameaça de queda de árvores.