metropoles.com

Às escuras, ciclovias escondem perigo na área central de Brasília

Dos 110km, estima-se que 30km não tenham iluminação própria. Doutorando de física da UnB morreu em um trecho que está às escuras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMDF/Divulgação
postsWhatsApp Image 2017-12-08 at 01.02.20
1 de 1 postsWhatsApp Image 2017-12-08 at 01.02.20 - Foto: PMDF/Divulgação

Quem trafega de bicicleta à noite tem medo. Nem no coração de Brasília, as ciclovias são seguras. Segundo Renata Florentino, da ONG Rodas da Paz, os projetos entregues a toque de caixa para a Copa do Mundo na área central da capital não foram concluídos ainda, pois falta iluminação.

Os problemas maiores, segundo ela, estão nas ciclovias da W5, W1, L1 e do Eixo Monumental, onde, por volta das 20h30 de quinta (8), Arlon Fernando da Silva, o doutorando de física da Universidade de Brasília (UnB), morreu a facadas.

“Tomara que, a partir desse caso, as ciclovias ganhem iluminação. Essa é uma medida de segurança pública”, cobra Renata. Segundo ela, há relatos constantes de ciclistas que são assaltados durante a noite.

O crime, que ocorreu a poucos metros do Palácio do Buriti, mobiliza boa parte dos investigadores da 5ª DP (Área Central). Até agora, ninguém foi preso. A bicicleta que a vítima pedalava foi levada após a ação criminosa. O modelo mountain bike GT Avalanche Elite, usada pelo estudante, custa de R$ 1 mil a R$ 4 mil.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade informou que existem, no Plano Piloto, 110km de ciclovias. Destes, a pasta estima que 30km não tenha iluminação própria. “O Plano de Ciclomobilidade, lançado em agosto deste ano pelo governo de Brasília, trará mais segurança e conforto aos usuários, uma vez que prevê implantação e manutenção de ciclovias e ciclofaixas do DF, com todas as condições para o tráfego de ciclistas”, destacou a pasta.

O governo informa ainda que espera ampliar os 420km de ciclovias existentes no DF, construindo outros 218km até o próximo ano.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?