“As crianças são o futuro”, diz Ibaneis, durante entrega de presentes no DF
Acompanhado da primeira-dama do DF, Mayara Noronha, o governador foi à Estrutural, ao Recanto das Emas e à Candangolândia neste feriado
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) e a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, começaram o Dia das Crianças na Cidade Estrutural. Nesta segunda-feira (12/10), eles visitaram a casa de Dona Elina Alves Pereira, 55 anos, mãe de 12 filhos, avó de 36 netos e bisa de cinco bisnetos.
Elina mora na Cidade Estrutural há 24 anos e trabalhava como doméstica para sustentar a família. Porém, por conta da pandemia do novo coronavírus, e da saúde fragilizada, teve que abandonar o emprego.
Para alegrar o Dia das Crianças, a matriarca contou com ajuda da igreja e dos amigos. “Cada um deu R$ 2, fizemos o que podíamos. É uma alegria ver eles brincando, sorrindo”, diz. Nos anos anteriores, Elina não teve como presentear os netos. “Foi como um dia qualquer”, afimou.
Alegria
Entre bonecas, jogos, carrinhos e bolas, as crianças ganharam presentes arrecadados na Campanha Vem Brincar Comigo, da Subchefia de Políticas Sociais Primeira Infância. Este ano, foram arrecadados 35 mil brinquedos, de 25 de agosto até 9 de outubro. O número superou o número de arrecadados em 2019. À época, foram 30 mil.
No local, havia crianças com mais de 10 anos, que já não se atraem pelos brinquedos levados pela comitiva. Em duas situações, o governador presenteou os jovens com uma nota de R$ 100.
Veja o momento da chegada de Ibaneis à Estrutural:
Desta vez, a família de dona Elina foi escolhida para receber o governador e a primeira-dama, por indicação do administrador da Cidade Estrutural, major Cunha. “Começamos a fazer pesquisa com instituições e famílias grandes. Vim à casa da dona Elina e ela representa a comunidade”, disse o administrador.
O governador do DF agradeceu à comunidade e à primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, e aos servidores públicos que participaram da campanha e doaram brinquedos. “Nada melhor do que fazer um gesto como esse. Foi muito forte nas redes sociais e foram arrecadados sem aglomeração”, afirmou o chefe do Executivo.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, ressaltou a importância do programa idealizado por ela. “Temos que estimular as crianças a brincar. Isso faz parte da formação delas. Brincadeira é coisa séria”, completou. Com o filho Mateus Rocha, de 1 ano e 10 meses, ela disse que estimula a solidariedade desde cedo. “Quero que ele cresça ajudando as pessoas”, afimou.
Os brinquedos serão distribuídos nas 33 regiões administrativas do DF. Mayara acompanhará algumas delas.
Creche
Após a visita à casa de dona Elina, o governador e a primeira-dama, visitaram a Creche Alecrim, também na Estrutural.
No local, 84 crianças receberam brinquedos arrecadados por doação. ” Foi uma surpresa grande. Nem todos estão aqui hoje, mas todos receberão e ficarão muito felizes”, disse Maria de Jesus Pereira de Sousa, 34 anos, fundadora da creche.
Depois de visitarem a Estrutural, o governador esteve na Administração Regional do Recanto das Emas. Na ocasião, o chefe do executivo elogiou o gestor da cidade, Carlos Galvão, e disse que é preciso cuidar do futuro dos pequenos desde já. “As crianças são o futuro. Se não cuidarmos agora, não adianta cuidarmos depois”, aconselhou.
A secretária de Esportes, Celina Leão, acompanhou o chefe do Executivo. “A primeira- dama abraçou o Criança Feliz Brasiliense como mãe e só podemos agradecer”, disse, ainda na Administração do Recanto. Mayara também falou com os representantes da comunidade e com as crianças que receberam presentes. “Vamos trabalhar os potenciais e ajudar nossas crianças”, disse Mayara.
Candangolândia
A terceira região administrativa visitada pelo chefe do Executivo local nesta segunda-feira foi a Candangolândia. Ibaneis esteve na Administração Regional da cidade, onde fez a inauguração de uma placa na sede da gestão administrativa.
Após a breve solenidade, o governador visitou moradores da Favelinha do Sossego, local onde moram pessoas em situação de vulnerabilidade social na Candanga, e entregou mais presentes para as crianças carentes.