Árvore cai ao lado de lar de idosos no Sudoeste e destrói três carros
Árvore de cerca de 10m caiu por volta das 11h, na quadra 6 do Sudoeste. Ninguém se feriu, mas três carros foram gravemente danificados
atualizado
Compartilhar notícia
Uma árvore de cerca de 10 metros de altura caiu ao lado de um lar de idosos no Sudoeste na manhã desta terça-feira (3/12). Ao todo três carros foram atingidos e sofreram graves danos. No entanto, ninguém se feriu.
Os veículos eram de funcionárias de um centro geriátrico e estavam estacionados ao lado de um prédio na Quadra Residencial 6 do Sudoeste. As proprietárias estavam trabalhando quando a árvore despencou, por volta das 11h, devido às fortes chuvas. Equipes do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) e da Novacap foram acionadas para fazer a retirada da árvore.
O carro mais danificado foi o Volkswagen Gol prata da administradora Elizabeth Possidonio, 43 anos. “Foi muita sorte porque eu normalmente tiro meu horário do almoço dentro do carro. Mas acabou que algumas coisas lá dentro atrasaram e eu só cheguei depois”, disse.
Estacionado ao lado do carro de Elizabeth estava o Ford Ka Branco de Adriana França, 31. Sem seguro, a enfermeira agora está abalada por ter perdido o primeiro carro, que conquistou há 11 anos. “Não tem nem o que dizer, é um apego emocional que eu tenho com o carro. Foram 11 anos juntos”, conta.
O prejuízo e o abalo também foram grandes para a fisioterapeuta Bárbara Gonçalves, 29, que comprou seu Fiat Mobi preto em junho deste ano. “Eu lutei muito para fazer essa compra, ele era um carro muito novinho. Eu acionei o seguro, mas quando a gente estava conversando eles disseram que teriam que averiguar já que se trata de um desastre natural”, disse abalada.
Poda de árvores
Segundo o zelador do prédio que fica ao lado do estacionamento onde ocorreu o acidente, Alexandre Souza, 46, esta seria a terceira árvore que caiu este ano na quadra. E os pedidos para poda justamente para a árvore que caiu nesta manhã já teriam sido feitos várias vezes à Companhia Energética de Brasília (CEB) pela administração do prédio, todos sem retorno.
Ainda segundo o portal da Ouvidoria Geral do Distrito Federal, foram feitos 113 pedidos ou reclamações referentes a podas de árvores no Sudoeste. Apenas 16% dos casos foram resolvidos.
Para Elizabeth, o caso desta manhã representa uma omissão do GDF. “Quando você tá devendo alguma coisa, como o IPVA, é sem perdão, né? E agora, quando você se depara com essa situação, eu não sei se eu choro, se eu me revolto, porque imagina se fosse uma criança ou um idoso, ou se fosse eu que estivesse lá dentro na hora de almoço”, disse revoltada.
O morador da região Roberto Aguiar, 36, também ficou indignado quando soube do acidente. “Meu pai de 74 anos é paciente aqui na casa de repouso e ele gosta de curtir o sol do fim da tarde bem onde a árvore caiu. E tem várias outras árvores por aqui na quadra que estão assim”, afirmou.