metropoles.com

Artista com síndrome de down expõe obras no DF: “Pintar é minha vida”

Projeto Minha outra Metade, do artista plástico Lucio Piantino, está em exposição a partir de 7 de dezembro no Espaço Cultural Renato Russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto de um homem sentado com vários quadros de arte ao redor
1 de 1 Foto de um homem sentado com vários quadros de arte ao redor - Foto: Divulgação

O preconceito comum a pessoas com síndrome de down não impediu que o artista plástico brasiliense Lucio Piantino, 27 anos, conquistasse um lugar de prestígio na arte. Ele comemora os 14 anos de carreira com a exposição Minha outra metade, que será lançada no dia 7 de dezembro.

Patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a mostra, com curadoria de Lurdinha Danezy, conta com 27 telas, sendo 14 selecionadas entre o acervo do artista e 13 inéditas. O artista declara sentir-se feliz em saber que o talento dele tem reconhecimento local. “Estou empolgado com o lançamento, pois sei que farei diferença com a minha história e com as minhas obras”, relata.

Criado em uma família de pintores, Lucio cresceu em meio às tintas. Ele foi o primeiro artista com síndrome de down a compor o cadastro de artistas plásticos do Distrito Federal. Aos 13, o jovem criou a primeira obra, e aos 18, fez o trabalho denominado Autorretrato inacabado.

“Isso porque talvez aquele não era mais ele exatamente, mas uma parte do seu processo. Notei as suas pinturas, como uma jornada diária de se fazer e refazer, buscando, dia a dia, a construção da identidade própria dele no espaço”, ressalta a curadora e também mãe do artista, Lurdinha.

Após experimentar pigmentos orgânicos, além de outros materiais, Lucio encontrou a matéria-prima que define a identidade de suas obras: o spray. O hip-hop, o grafite e o break são os elementos que marcam a personalidade dele.

Trajetória artística

A história do artista é marcada por discriminação e exclusão na escola, na vida pessoal e profissional. Contudo, a garra para vencer as dificuldades o conduziu a ter, em 2014, obras autorais expostas em um importante Museu da Europa, na cidade de Perúgia, na Itália. No Brasil, ele já realizou 10 exposições com seus trabalhos.

Foto de um cartaz com imagem abstrata ao fundo e a foto de um homem no centro
Lucio Piantino fará exposição com 13 obras inéditas em dezembro no Espaço Renato Russo

A exposição Minha outra metade conta, de tela em tela, o percurso do jovem no meio artístico. “Pintar é a minha vida, a forma que eu tenho de me expressar e fazer as pessoas sorrirem”, diz Lucio.

A mostra também vai disponibilizar visitas guiadas para pessoas com deficiência auditiva ou visual, que deverão ser agendadas por meio do telefone (61) 99931-7100.

Serviço:

Exposição: Minha outra Metade, do artista plástico Lucio Piantino
Curadoria: Lurdinha Danezy
Data: 7 de dezembro de 2022 até 8 de janeiro de 2023
Local: Espaço Cultural Renato Russo

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?