Articulação antirracista: DF recebe deputados da bancada negra dos EUA
Deputados da bancada negra dos Estados Unidos terão reuniões no DF sobre acordo bilateral de países contra o racismo
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal vai receber um grupo de deputados da bancada negra dos Estados Unidos e representantes de organizações do país norte-americano para uma articulação antirracista.
As reuniões vão ocorrer com representantes da comunidade quilombola de Brasília, de ministérios, da Frente Parlamentar Mista Antirracista e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de domingo (24/3) até terça-feira (26/3).
As agendas terão participação de integrantes do Black Caucus – articulação política de parlamentares que lutam contra o racismo e pelos direitos dos afro-americanos –, apoiados pelo Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade).
Entre os tópicos dos debates estão os avanços após a adoção do Plano de Ação Conjunta para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (Japer, na sigla em inglês).
Em fevereiro de 2023, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Joe Biden, do partido democrata dos Estados Unidos, acordaram revigorar o Japer como um elemento central das relações entre os dois países. Três meses depois, ambos os governos fizeram uma reunião no Brasil para tratar do plano.
A ação deste ano tem programação em Brasília (DF) e em Salvador (BA). No DF, os convidados vão discutir sobre os desafios no acesso à educação, à saúde e à Justiça dos povos quilombolas de Brasília; o intercâmbio de práticas políticas entre congressistas e autoridades brasileiras; além de trocar experiências práticas sobre justiça racial.
A última atividade em Brasília será o evento Diálogos sobre o Japer: Intercâmbios com a Sociedade Civil, em um encontro com a população.
“É notório que o Japer não só aumenta a credibilidade do Brasil e dos EUA, mas também aborda questões de equidade racial no cenário global, abrangendo desafios ambientais e acesso à saúde”, afirmou Rodnei Jericó, diretor do Programa Brasil de Raça e Igualdade.