metropoles.com

Arruda recebe alta e terminará tratamento contra dengue em casa

Ex-governador foi diagnosticado com a doença na última segunda-feira (27/01/2020) no Hospital Santa Lúcia, onde esteve na semi UTI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elza Fiúza/Agência Brasil
josé roberto arruda
1 de 1 josé roberto arruda - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O ex-governador José Roberto Arruda (PL) recebeu alta na tarde desta quarta-feira (29/01/2020) do hospital onde estava internado para tratar da dengue. Ele estava na unidade semi-intensiva desde a manhã de segunda-feira (27/01/2020), no Hospital Santa Lúcia. O diagnóstico foi confirmado pela equipe médica da unidade particular.

O político estava com sintomas típicos da doença, como febre e dores no corpo. De acordo com a deputada federal Flávia Arruda (PL), o estado de saúde do marido se estabilizou. “Ele está um pouco melhor e vamos continuar o tratamento em casa”, afirmou ao Metrópoles.

O caso ocorreu dias após o governador Ibaneis Rocha (MDB) ter assinado decreto para declarar situação de emergência na saúde por 180 dias em razão dos riscos de epidemia de dengue e de febre amarela, além de infecções por vírus zika e chikungunya no DF.

A partir dessa decisão, o Executivo local tem adotado medidas administrativas necessárias para conter o avanço das doenças, incluindo a compra de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

Conheça a doença

A dengue é uma doença infecciosa causada por vírus e é transmitida pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti, especialmente no verão e nos períodos de chuva.

Os sintomas da dengue incluem febre, cansaço, dor de cabeça e dor no fundo dos olhos. Não há tratamento específico, sendo recomendado repouso, analgésicos, antitérmicos e manter-se hidratado.

Algumas pessoas podem desenvolver uma forma mais perigosa da doença, chamada dengue grave – a hemorrágica, caracterizada por vazamento vascular, hemorragia grave e falência de órgãos, sendo potencialmente fatal.

O diagnóstico para a dengue é feito com base nos sintomas apresentados, além de exames laboratoriais. Caso surja febre acompanhada de dois ou mais sintomas, é recomendado ir ao pronto-socorro para exames e iniciar o tratamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?