metropoles.com

Área queimada em agosto no DF equivale a 35% da região tombada

No mês, 3.997,72 hectares de verde foram consumidos pelas chamas, que atingiram áreas como a Chapada Imperial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Parque Nacional
1 de 1 Parque Nacional - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A seca e o fogo castigam a capital do país. Está difícil respirar diante de tão baixa umidade e da cortina de fumaça no ar. Somente em agosto deste ano, 3.997,72 hectares de verde foram consumidos pelas chamas, o equivalente a quase 4 mil campos de futebol ou 35,5% da área urbana tombada de Brasília, cuja metragem é de 112,25km², segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O número supera o de agosto de 2016 — 3.698,14 hectares — e o do mesmo período de 2015, quando foram destruídos 3.149,49 hectares, segundo o Corpo de Bombeiros. No mês que terminou nesta quinta-feira (31/8), a corporação atendeu a pelo menos 2,4 mil ocorrências de incêndios, o que também é mais do que agosto do ano passado, período em que os bombeiros receberam 1,5 mil chamadas.

“No dia 22, nos deslocamos para 145 ocorrências. O recorde do mês de agosto”, diz o tenente-coronel Glauber De La Fuente, comandante do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros. É uma média de seis casos de incêndio por hora. Na quinta (31), o fogo atingiu até mesmo a Esplanada dos Ministérios.

Os bombeiros foram chamados às 12h05 para combater o fogo que rapidamente consumiu o gramado em frente ao Congresso Nacional. Uma equipe composta por seis militares usou abafadores para debelar as chamas, que chegaram bem perto da estrutura montada para o desfile de Sete de Setembro.

O caso mais grave, porém, é o da Chapada Imperial, na região conhecida como Poço Azul. O incêndio começou na terça-feira (29) e, dentro do santuário, já foi controlado, segundo os bombeiros. Mas ainda atinge outras áreas periféricas, como a que fica próximo ao Lago Oeste.

Preservada desde 1985, a Chapada Imperial fica a 50km do Plano Piloto. Tem uma parte incluída no Parque Nacional de Brasília, considerada a reserva ambiental mais importante do DF. Nada menos que 11% de verde do parque já viraram cinzas este ano.

Trilhas ecológicas no Bioma Cerrado com 30 cachoeiras, projeto pedagógico, projeto bicho livre, reintrodução de animais silvestres, rota das árvores, museu eco-histórico, arvorismo, resgate cultural e inserção social junto à comunidade local são algumas das atividades e projetos desenvolvidos na Chapada Imperial.

Mais de 100 homens, entre servidores e brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e bombeiros, estão no local, além de quatro aviões. “Tivemos muita dificuldade de combater as chamas dentro do santuário porque estavam concentradas em uma região de difícil acesso”, disse o tenente-coronel Glauber De La Fuente.

Na quarta (30), as equipes da corporação se mobilizaram para conter o fogo em outra área do parque, perto do Lixão da Estrutural. As labaredas chegaram a atingir 2 metros de altura. As causas não foram identificadas, pois ainda será feita uma perícia. O resultado sai em até 30 dias.

 

12 imagens
Jovem encontra animal queimado
Área queimada próximo ao Parque Nacional
Combate ao incêndio na Chapada Imperial
Combate a incêndio na Chapada Imperial
Incêndio consome a Chapada Imperial
1 de 12

Combate ao Incêndio no Parque Nacional

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 12

Jovem encontra animal queimado

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 12

Área queimada próximo ao Parque Nacional

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 12

Combate ao incêndio na Chapada Imperial

MMA
5 de 12

Combate a incêndio na Chapada Imperial

Corpo de Bombeiros/Divulgação
6 de 12

Incêndio consome a Chapada Imperial

Corpo de Bombeiros
7 de 12

Chapada Imperial

Corpo de Bombeiros/Divulgação
8 de 12

Chapada Imperial

9 de 12

Incêndio na Esplanada dos Ministérios

Ian Ferraz/Metrópoles
10 de 12

Esplanada dos Ministérios

Ian Ferraz/Metrópoles
11 de 12

Esplanada dos Ministérios em chamas

Ian Ferraz/Metrópoles
12 de 12

Bombeiros usaram abafadores na Esplanada dos Ministérios

Ian Ferraz/Metrópoles

 

“Em 95% dos casos, os incêndios são provocados pela ação humana”, alerta o tenente-coronel Glauber De La Fuente. O militar diz que qualquer manejo com o fogo é arriscado nesta época do ano, pois as chamas podem sair do controle. Se isso acontecer, ligue imediatamente para o 193, do Corpo de Bombeiros.

O DF enfrenta o auge da seca, que já dura 102 dias. Na quarta (30), a Defesa Civil decretou estado de emergência, o que implica cuidados redobrados, como a ingestão de pelo menos seis copos de água por dia. Na terça-feira (29), os meteorologistas registraram 9% de umidade relativa do ar, na Ponte Alta do Gama. Na quarta, o índice ficou em 11% e, na quinta, 13%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?