metropoles.com

Aprovados em concurso da PCDF realizam protesto por nomeações

O grupo foi à CLDF e ao Palácio do Buriti pressionar o governo pelas convocações dos 1.650 aprovados no último certame da corporação

atualizado

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
Manifestantes PCDF
1 de 1 Manifestantes PCDF - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Os aprovados no último concurso da Polícia Civil do Distrito Federal realizaram, na tarde desta terça-feira (12/9), uma manifestação para que o Governo do DF (GDF) acelere o processo de nomeação do certame. O protesto foi realizado em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e, depois, no Palácio do Buriti.

Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os aprovados demonstraram insatisfação diante da demora nas nomeações, mesmo já estando aptos a assumir os cargos.

Eles concluíram o Curso de Formação Profissional (CFP) da PCDF e aguardam as contratações, que totalizam 1.950 pessoas, sendo 1.650 para o cargo de agente de polícia e 300 para escrivão. A principal queixa do grupo é porque o Governo do Distrito Federal (GDF) não apresentou um cronograma de nomeações.

Um dos manifestantes, que preferiu não ser identificado, declarou: “Nós nos dedicamos intensamente para conquistar nossos lugares na PCDF, mas estamos sendo impedidos de servir à sociedade devido à demora nas nomeações. A incerteza da nomeação por falta de previsão na LDO nos deixa sem esperanças. Não podemos mais esperar, é preciso agir agora para resolver esse déficit e melhorar a segurança em nosso Distrito Federal.”

Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF, destacou a necessidade de o GDF apresentar um cronograma de nomeações com prazos curtos para as contratações. “São vidas que precisam ser respeitadas. Muitos são de fora do DF e precisam se organizar, pois abandonaram tudo, inclusive o emprego, para realizar o sonho de ingressar na PCDF e servir à população da capital federal”, disse.

Durante a sessão da CLDF, o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) destacou que o atual quadro de policiais civis na corporação é menor do que nos anos 1990. Ele destacou que naquela época não existiam tantas regiões administrativas (RAs) e que a população cresceu exponencialmente nas décadas seguintes.

“Tiveram momentos em que a cidadania foi prejudicada com o fechamento de diversas delegacias por falta de profissionais. Portanto, é crucial que o GDF contrate esses homens e mulheres que estão prontos para trabalhar e ajudar na Segurança Pública do DF”, afirmou. Chico também destacou a presença do Sinpol-DF e alertou sobre a importância do Congresso Nacional incluir o aumento no orçamento para realizar mais contratações.

A deputada distrital Doutora Jane Klebia (MDB-DF), que é delegada de polícia aposentada, também demonstrou apoio à causa das nomeações e dirigiu seu discurso para motivar os aprovados durante a sessão. “Trabalhei como servidora pública na área da Saúde e da Educação, atuei na Segurança Pública por 24 anos antes de entrar para a carreira política. Cada momento que passei na Polícia Civil do DF me encheu de satisfação e orgulho. Este é  um lugar repleto de oportunidades para fazer o bem de verdade, apesar de lidarem com o pior do ser humano”, afirmou.

Segundo o Sinpol-DF, o déficit de policiais civis nos quadros da ativa da PCDF se aproxima de 60%. A entidade destaca que todos estão trabalhando sobrecarregados há anos e enfrentam desgaste físico e mental devido às jornadas de expediente, plantões e ao cumprimento do Serviço Voluntário Gratificado (SVG) para manter todas as delegacias abertas 24 horas por dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?