metropoles.com

Aprovado projeto que altera regimento interno da CLDF

Segundo o projeto, as alterações visam modernizar o texto do regimento, além de deixá-lo em concordância com a CF e com a Lei Orgânica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schimidt/ Metrópoles @vinicius.foto
Fachada CLDF
1 de 1 Fachada CLDF - Foto: Vinícius Schimidt/ Metrópoles @vinicius.foto

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (5/11), o Projeto de Resolução de número 24 que instituiu um novo regimento interno da Casa.

Segundo a justificativa da proposta, as alterações visam garantir que o regimento tenha “compatibilização com a Constituição Federal, com a Lei Orgânica do DF, com a Lei Complementar de número 13, com as ferramentas tecnológicas, com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e com o Processo Legislativo Eletrônico (PLe)”, além de modernizar o texto.

“Passados 23 anos da promulgação de nosso atual regimento interno, é chegada a hora de ser instituído um novo regramento regimental para a Câmara Legislativa”, diz a justificativa da proposição.

Entre as modificações está a nova data da posse dos distritais. A partir da próxima legislatura, em 2027, os deputados serão empossados em 6 de janeiro, não mais no dia 1º. Além disso, as eleições para a mesa diretora deverão ocorrer nesse mesmo dia.

Também consta no novo regimento a criação da 2ª vice-presidência da mesa, da quarta secretaria e de um corregedor-adjunto.

No trecho que menciona a inviolabilidade dos parlamentares da CLDF, a clareza na redação foi a novidade. O texto reitera que os distritais não podem ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. O mesmo tratamento é dado aos deputados federais.

Ainda segundo a nova redação, o período para apreciação de vetos do Poder Executivo também será modificado. Agora, as proposições vetadas devem ser incluídas na ordem do dia para análise na sessão plenária seguinte a leitura do veto, mesmo sem relatório.

Antes, o projeto vetado era encaminhado à comissão que o elaborou para que, dentro do prazo de 15 dias corridos a chegada da mensagem, um relatório fosse apresentado.

Confira a nova redação:

Regimento Interno CLDF by Metropoles

Apesar de o Projeto de Resolução ser de autoria dos deputados Martins Machado (Republicanos),  Ricardo Vale (PT), Roosevelt (PL), Pastor Daniel de Castro (PP) e Wellington Luiz (MDB), a proposta foi elaborada por uma comissão formada por servidores da Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?