metropoles.com

Aprovadas diretrizes urbanísticas para o Setor Habitacional Arniqueira

Processo de regularização será finalizado e enviado ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal. Já foram feitos estudos de licenciamento ambiental, o que deve acelerar legalização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
arniqueiras
1 de 1 arniqueiras - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Moradores do Setor Habitacional Arniqueira, em Águas Claras, estão mais próximo da regularização dos lotes. A Secretaria de Gestão do Território e Habitação aprovou as diretrizes urbanísticas para a região. A Portaria nº 9, de 10 de fevereiro de 2016, que apresenta detalhes técnicos, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (21/3). O texto detalha, entre outras coisas, o parcelamento do solo para fins urbanos e indica possíveis intervenções que possam ser feitas para melhorar a infraestrutura.

As diretrizes urbanísticas definem também o quanto da área será destinado para equipamentos públicos, como escolas e hospitais, e para imóveis comerciais e residenciais. O texto traz ainda os tipos de atividades econômicas permitidas na região e estabelece parâmetros para o uso de cada área.

De acordo com a subsecretária de Planejamento Territorial, Cláudia Varizo, o documento passará por análise para que o processo de regularização seja finalizado. Ele se juntará aos processos de licenciamento ambiental e, posteriormente, será levado ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

“As diretrizes possibilitam uma visão maior do território e permitem que sejam pensados apontamentos como a integração urbana e o transporte público na região. É um passo fundamental para a regularização”, afirma a subsecretária. “O processo do Setor Habitacional Arniqueiras já tem estudos ambientais e condições de caminhar com certa celeridade.”

Origem
Originalmente a área foi destinada para a exploração agropecuária, mas na década de 1990 as chácaras passaram por fracionamento e parcelamentos informais para fins urbanos, a maior parte para a criação de condomínios fechados. Dados da secretaria revelam que Arniqueira tem 8.436 domicílios e aproximadamente 30.143 moradores.

De acordo com o órgão, a ocupação desordenada gerou problemas, como dificuldades de acesso e circulação e carência na oferta de equipamentos públicos. Com a aprovação das diretrizes será possível também elaborar estratégias para a utilização de transporte coletivo, por exemplo.

Conplan
Formado por 30 conselheiros — 15 representantes do governo e 15 da sociedade civil —, o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal tem função consultiva e deliberativa. Auxilia o Estado na formulação, na análise, no acompanhamento e na atualização das diretrizes e dos instrumentos de execução da política territorial e urbana. É presidido pelo governador de Brasília ou, na ausência dele, pelo secretário de Gestão do Território e Habitação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?