Apreensões de maconha caíram 94% no DF durante a última década
As apreensões de maconha e seus derivados tiveram uma redução de 94% quando comparados o ano passado ao ano de 2013
atualizado
Compartilhar notícia
As apreensões de maconha e seus derivados no Distrito Federal tiveram uma redução de 94% quando comparamos o ano passado com 2013. O resultado foi apresentado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira (18/7).
Os dados utilizados são de registros da Polícia Federal (PF), que podem conter números de apreensões de outras instituições federais de segurança pública, em razão da diferenciação entre os poderes de polícias administrativa e judiciária. No passado, segundo a PF, 178kg de maconha, haxixe, skunk e sementes da erva foram capturados pelos agentes.
Em contrapartida, há 10 anos, o número foi consideravelmente superior. Mais de 3 mil quilogramas do entorpecente foram apreendidos pela Polícia Federal no DF em 2013. A maior quantidade de entorpecente confiscada pela corporação na capital federal ocorreu em 2017, quando 9,5 toneladas de maconha não entraram no mercado ilegal do tráfico de drogas.
Apreensões de cocaína
Houve redução de 52% nas apreensões de cocaína e sementes de coca dentro dos mesmos parâmetros, baseando-se em ações da PF em Brasília. Os agentes confiscaram 149kg do produto resultado do tráfico de drogas em 2013.
A baixa quantidade encontrada no DF não reflete o cenário dos estados vizinhos. O Mato Grosso, por exemplo, viu mais de 14 toneladas de cocaína confiscadas somente no ano passado. O fato pode ser justificado por sua proximidade com os países produtores da droga, sendo utilizado como um importante território para a distribuição dos entorpecentes. Apenas São Paulo teve um registro superior com 16,8 toneladas capturados.
Ocorrências de uso e tráfico de drogas no DF
Juntamente com a redução nas apreensões de entorpecentes, houve uma leve diminuição de 12,2% nas ocorrências de uso e porte de drogas no DF. Em 2013, foram 4.854 casos e, 10 anos depois, as forças de segurança pública indicaram 4.263 registros. Foram 151 casos de uso e porte a cada 100 mil habitantes do DF no ano passado.
Os crimes de tráfico de drogas, em contrapartida, subiram 12,6% no período mencionado. Foram mais de 27 mil ocorrências na capital federal entre 2013 e 2023, sendo 2.355 apenas no último ano. Neste caso, a fonte de dados utilizado pelo FBSP é a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).