metropoles.com

App criado na UnB auxilia no ensino e na conscientização sobre insetos

O aplicativo faz uso de elementos interativos, com a intenção de engajar pessoas e facilitar o aprendizado dos usuários sobre os bichos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Universidade de Brasília
1 de 1 Universidade de Brasília - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) passa a disponibilizar o aplicativo Vida de Inseto, fruto do trabalho desenvolvido no Museu Virtual de Ciência e Tecnologia. O app tem como intuito auxiliar na educação e na conscientização sobre esses bichos.

A ferramenta é administrada pelo Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologia e Educação, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento de Métodos e Técnicas (MTC) da Faculdade de Educação (FE).

“Sempre foi do meu interesse o estudo dos insetos. Na minha formação eu trabalhava com esses animais, sempre achei muito interessantes. São fundamentais para a manutenção do ecossistema e, por muitas vezes, sofrem preconceito da pessoas. Elas não conseguem entender o seu papel ecológico”, afirma o o idealizador do projeto, o biólogo e doutorando em Educação da UnB Pedro Schimmelpfeng.

Disponível gratuitamente em dispositivos Android e IOS, o Vida de inseto está em uso por crianças, estudantes e professores. O aplicativo faz uso de diversos elementos interativos, com intenção de engajar pessoas e facilitar o aprendizado dos usuários. Um deles é a gamificação, que emprega mecanismos e dinâmicas para tornar a experiência educativa mais agradável.

Com ele, é possível fazer um mapeamento dos insetos em um determinado local. Há um álbum de figurinhas, desafios e uma série de ferramentas para engajar os alunos.

“O aplicativo funciona como uma rede social. A ideia é de que os usuários possam tirar fotos de insetos que eles encontram. Quando eles mandam essa foto para o aplicativo, a inteligência artificial vai fazer um levantamento para reconhecer e trazer informações para o usuário. Além disso, o algoritmo reconhece onde a foto foi tirada, entre outras informações”, conta Pedro.

Veja a interface do sistema:

5 imagens
1 de 5

Material cedido ao Metrópoles
2 de 5

Material cedido ao Metrópoles
3 de 5

Material cedido ao Metrópoles
4 de 5

Material cedido ao Metrópoles
5 de 5

Material cedido ao Metrópoles
Funcionalidades

O app Vida de Inseto foi concebido no âmbito de projeto homônimo iniciado em 2019 e contou com o auxílio do professor Gilberto Lacerda, coordenador do Museu Virtual.

Em seguida, o projeto recebeu recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Com a verba, foi possível criar um portal da iniciativa, além de desenvolver o aplicativo.

“Lançamos a primeira versão do aplicativo, aberta ao público, e tem algumas funcionalidades básicas que pretendemos expandir. A ideia é de que possa ajudar os professores em sala de aula para trabalhar com os conteúdos que são previstos”, detalha Pedro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?