Aposentados e pensionistas do GDF nascidos em janeiro têm até 6ª para fazer prova de vida
Levantamento revela que, dos 28.060 aposentados e pensionistas que fazem aniversário de janeiro a maio, 7.288 não fizeram prova de vida
atualizado
Compartilhar notícia
Aposentados e pensionistas vinculados ao Governo do Distrito Federal (GDF) nascidos em janeiro correm risco de ter o pagamento de benefícios suspenso em julho, caso não regularizem dados e façam a prova de vida.
O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) aguarda, até esta sexta-feira (9/6), que as 624 pessoas com pendências no cadastro resolvam a situação.
Levantamento do Iprev-DF revela que, dos 28.060 aposentados e pensionistas que fazem aniversário entre janeiro e maio, 7.288 ainda não fizeram a prova de vida e se encontram em condição irregular.
Os que não fizerem os ajustes no prazo estabelecido serão notificados por correspondência, com aviso de recebimento, para que sanem as questões em aberto em até 30 dias, sob pena de suspensão do pagamento do benefício.
A Portaria nº 1/2020 do Iprev-DF estabelece que a prova de vida deve ser feita anualmente, no mês de aniversário do servidor aposentado ou pensionista. Assim, os nascidos em junho já podem passar pelo processo.
Saiba como passar pelo processo:
Residentes no Brasil, mas fora do DF
Aposentados e pensionistas que morem no Brasil, mas fora do Distrito Federal, devem encaminhar ao Iprev-DF a Declaração de Prova de Vida. O documento precisa ser preenchido no mês de realização do processo e não será aceito com reconhecimento de firma por semelhança.
Visita domiciliar
A visita domiciliar pode ser pedida por beneficiários com mais de 90 anos, além de aposentados e pensionistas moradores do DF impossibilitados de se locomover devido a doença grave ou incapacitante, comprovada por laudo médico.
O pedido para a visita domiciliar deverá ser enviado pelo e-mail agendamento@iprev.df.gov.br, com atestado médico anexado que comprove a condição de impossibilidade de locomoção, se for o caso.
Moradores do exterior
Quem está na condição de aposentado ou pensionista e mora no exterior pode usar o aplicativo Prova de Vida GDF ou encaminhar correspondência ao Iprev-DF.
Para brasileiros que morem em locais com consulados ou representações diplomáticas do Brasil, é possível encaminhar declaração de comparecimento emitida pelo órgão ao Iprev-DF e cópia dos documentos autenticados.
Se a localidade não houver, o interessado deve preencher Formulário Específico de Atestado de Vida, disponível no site do Iprev-DF.
Internados
O responsável pelo aposentado ou pensionista internado deverá apresentar ao Iprev-DF declaração ou laudo do médico que ateste a hospitalização do paciente naquela data.
Reclusos
Aposentados e pensionistas impedidos de fazer a prova de vida em razão do cumprimento de sentença de prisão devem encaminhar ao Iprev-DF atestado ou Declaração de Permanência Carcerária em papel timbrado, expedido pela instituição.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Iprev-DF pelo e-mail atendimento@iprev.df.gov.br ou pelo telefone 61 3105-3446.