Após visita do TCDF, Novacap promete retomar obras em Vicente Pires
Fiscalização constatou a degradação precoce dos pavimentos já executados, possivelmente em virtude de problemas na compactação e na qualidade da mistura asfáltica
atualizado
Compartilhar notícia
Fissuras, trincas, remendos e trechos inacabados. Durante visita a Vicente Pires, o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, conselheiro Renato Rainha, e uma equipe de auditores do Núcleo de Fiscalização de Obras do TCDF constataram a baixa qualidade das obras de pavimentação e drenagem pluvial em curso na região administrativa.
O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Júlio Menegotto, que acompanhava a equipe, prometeu retomar imediatamente a execução de trechos não concluídos no setor de condomínios do Jóquei. Até agora, apenas 30% do projeto foram executados na chamada Gleba 03.
“Depois da inspeção que fizemos, também fiz contato com o governador Rodrigo Rolemberg. Ele afirmou que o governo se empenhará em fazer as correções necessárias”, afirmou Rainha.
Os representantes das empresas responsáveis pela execução também se comprometeram a corrigir as falhas encontradas pelos integrantes do Tribunal. Na inspeção, ainda estavam presentes o secretário adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Maurício Canovas, o Diretor de Urbanização da Novacap, Antônio Coimbra, vários fiscais da Companhia, além de síndicos e líderes comunitários de Vicente Pires.
Na visita à obra, foi constatada degradação precoce dos pavimentos já executados, possivelmente em virtude de problemas na compactação e na qualidade da mistura asfáltica, sendo visualmente identificado o descolamento da brita que compõe o revestimento. A obstrução da tubulação de drenagem com restos de obra também foi observada.
A fiscalização ainda identificou que algumas vias não foram finalizadas por falta de definição da largura de vias e calçadas, elementos de projeto que, em princípio, são de responsabilidade da Terracap, segundo informaram os técnicos da Novacap. (Com informações do TCDF)