metropoles.com

Após vídeo, bombeiro gato do DF vira sensação na internet

Saiba quem é Jean Costa, o militar que está arrancando suspiros no Instagram depois que imagens de brincadeira com ele chegaram à web

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Internet
Bombeiro-Principal
1 de 1 Bombeiro-Principal - Foto: Reprodução/Internet

Tímido, mas com jeito de quem sabe levar as brincadeiras numa boa. Assim está o bombeiro Jean Marcel Roque da Costa. Ele ficou conhecido como o “Bombeiro gato do DF”, juntando mais de 5 mil seguidores no Instagram em pouco tempo. A celebridade temporária veio depois de um vídeo em que uma personagem brinca com a beleza do brasiliense, o qual viralizou nas redes.

Com 30 anos de idade, Jean contou um pouco da história dele. E, com bom humor, comentou sobre a recente fama que ganhou nesses últimos dias.

“Eram as primeiras férias que tirei na vida. Estava andando em uma praia de Porto Seguro, quando uma personagem conhecida na área de Axé Moi começou a brincar comigo. Ficou falando: ‘Que homem!’ – e essas coisas. Fiquei meio sem graça, mas vi que era uma brincadeira”, ele conta, com sorriso no rosto (confira o vídeo abaixo).

Dois dias depois, uma amiga de Jean que morava em Salvador mandou o vídeo. Em seguida, ele recebeu as mesmas imagens de outra colega, esta de Brasília. Ela enviou a filmagem no grupo de amigos do bombeiro. “As duas nem se conheciam. Falaram que o vídeo tinha viralizado no Twitter também.”

Durante esta semana, Jean chegou a ganhar mais de 3 mil seguidores no Instagram. “Percebi que a maior parte desse público era gay. Provavelmente, por ser o público da personagem que mexeu comigo no vídeo. Achei engraçado, começaram a me chamar de ‘famosinho do Instagram’. Fiz umas brincadeiras, mas nunca fui nada disso. Nunca procurei nada disso”, comenta.

 

14 imagens
O militar trabalha como bombeiro há quase dois anos
“Sempre levei tudo de onda”, comenta Jean sobre a fama repentina
Ele chegou a fazer geologia na UnB
Jean fez uma tatuagem com a torre dos bombeiros, usada para todos os tipos de treinamento
Durante as férias, viralizado em vídeo, Jean ficou conhecido como o “Bombeiro gato do DF”
1 de 14

Jean Marcel Roque da Costa, 30 anos

Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
2 de 14

O militar trabalha como bombeiro há quase dois anos

Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
3 de 14

“Sempre levei tudo de onda”, comenta Jean sobre a fama repentina

Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
4 de 14

Ele chegou a fazer geologia na UnB

Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
5 de 14

Jean fez uma tatuagem com a torre dos bombeiros, usada para todos os tipos de treinamento

Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
6 de 14

Durante as férias, viralizado em vídeo, Jean ficou conhecido como o “Bombeiro gato do DF”

Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
7 de 14

Foi o primeiro colocado no curso de tripulante

Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
8 de 14

O bombeiro também morou em Portugal

Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
9 de 14

Reprodução
10 de 14

Reprodução
11 de 14

Reprodução
12 de 14

Reprodução
13 de 14

Reprodução
14 de 14

Reprodução
Polêmica

Segundo Jean, a situação gerou mais polêmica por algumas pessoas o aconselharem a acusar o ator de assédio. “Não vi dessa forma. Ele estava fazendo uma brincadeira que faz com vários homens. Alguns chegaram até a falar que eu podia acusá-lo para ficar famoso. Não quero nada disso”, diz, convicto. E com a certeza de que tudo deve ser levado com bom humor.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Quem vê até pensa que é “bon vivant”!!

Uma publicação compartilhada por Jean Costa (@jeanzera) em

“Ainda vou ser muito muito zoado pelo vídeo. Mas estou levando numa boa. Daqui a um tempo, já se esquecem de mim”, ri Jean. O bombeiro lembra que também recebeu mensagens de pessoas para fazer ensaio fotográfico. Claro, outras respostas do público vieram um pouco “pesadas”, no sentido da paquera.

“Sempre levei tudo de onda. Algumas pessoas ficavam até tristes quando contava que não sou gay. Uma das propostas eu achei engraçada: me chamaram para fazer uma aparição em um evento gay, para tirar foto e falar com as pessoas. Ri e recusei. Realmente, lido muito de boa com isso. Achei engraçado porque nunca imaginei que alguém um dia fosse me pedir isso”, explica Jean.

O bombeiro conta que, no começo, teve medo que o vídeo pudesse gerar algum tipo de problema na corporação. “Alguns bombeiros amigos meus fizeram brincadeiras. Mas foi tranquilo, não chegou a atrapalhar, porque eu faço questão de separar bem as coisas. Meu trabalho é a coisa mais importante da minha vida”, ressalta Jean.

Carreira

O militar trabalha no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal há um ano e 10 meses. Antes de decidir seguir a carreira, cursou geologia na Universidade de Brasília, em 2008. “Com o pré-sal, na época, diziam que era o emprego do futuro. Comecei a trabalhar, e a crise pegou a geologia. Em 2014, não tinha nada na minha área”, lembra.

Jean começou a dar aulas particulares. “Pegava mais a base, que era onde sentia dificuldade na época da escola. Ensinava para alunos com déficit de atenção. Fiz alguns cursos para me especializar. Também dava reforço de todas as matérias para os ensinos fundamental e médio”, aponta.

Depois, começou a fazer concursos. “Como gostava muito de ir para o campo, para a natureza, decidi, de cara, investir em uma carreira policial. Assim que tomei a decisão, saiu o curso dos bombeiros. Em 2016, eu tinha uma oportunidade: uma arma e uma bala. Tive que continuar dando aulas e estudando. Depois, só estudava. Era [uma carga de] 12 horas por dia. Também treinava para fazer a prova física”, conta.

Jean entrou no Corpo de Bombeiros com 29 anos, em 2018. “Sou muito grato. Havia dias em que pensava: ‘Não acredito que ganho para fazer isso’. Eu me apaixonei mesmo. Tem a parte da rotina militar, que é mais pesada. Porém, é um sonho estar nessa adrenalina todo dia”, comenta.

Nas alturas

O bombeiro diz que o curso de tripulante, feito para trabalhar no helicóptero de resgate, foi uma das conquistas de que mais se orgulha. Ele passou em primeiro lugar, este ano. “Foi a coisa mais difícil que já fiz na minha vida. Às vezes, ainda penso, quando estou voando: ‘Não acredito que estou aqui…’”, afirma Jean. Desde agosto, ele atua na área.

Jean se diz muito ativo e tem muitos esportes na rotina. Durante as folgas – trabalha com carga de 24 horas por 72 horas de descanso –, ele nada, pedala muito, corre e malha. Além disso, faz crossfit e joga em time de basquete local.

Sobre as baladas da vida, Jean diz que é simples: gosta mais de barzinhos e não é muito chegado a festas. Divide o apartamento com dois amigos – “que são irmãos”, destaca. Quando mais novo, morou três anos em Portugal e já pensou até em ser jogador de futebol. Mas, agora, garante que se sente realizado como bombeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?