metropoles.com

Após seca de 167 dias, Inmet volta a emitir alerta de tempestade no DF

Inmet alerta para risco de rajadas de vento superiores a 80 km/h e chance de queda de granizo; nesses casos, população deve buscar abrigo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
chuva-lago-norte1
1 de 1 chuva-lago-norte1 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Após 167 dias de seca no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir alertas de tempestade para a capital do país nesta terça (8/10), após a volta das chuvas no dia anterior. O aviso de perigo potencial – o segundo nível em uma escala de três – vale até as 12h de quarta-feira (9/10), mas pode ser postergado.

O alerta detalha que há perigo potencial para tempestades localizadas, com chance de registro de raios e até queda de granizo. Também podem ocorrer ventos intensos, com velocidade superiores a 80 km/h.

O Inmet recomenda que, em caso de tempestade, as pessoas busquem abrigo. O aviso meteorológico ainda destaca haver risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Chuvas voltaram

O instituto prevê precipitações localizadas para toda esta semana, até domingo (13/10). A mudança no tempo decorreu do aumento da quantidade de água acumulada na atmosfera, transportada pelos ventos. No entanto, o calor deve permanecer, e os próximos dias tendem a continuar quentes e abafados.

Neste ano, o DF enfrentou o maior período de seca da história, desde 1963. Apesar do alívio após o longo período de estiagem, a volta das chuvas causou transtornos na infraestrutura de diversas regiões da capital federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?