Após seca de 167 dias, Inmet volta a emitir alerta de tempestade no DF
Inmet alerta para risco de rajadas de vento superiores a 80 km/h e chance de queda de granizo; nesses casos, população deve buscar abrigo
atualizado
Compartilhar notícia
Após 167 dias de seca no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir alertas de tempestade para a capital do país nesta terça (8/10), após a volta das chuvas no dia anterior. O aviso de perigo potencial – o segundo nível em uma escala de três – vale até as 12h de quarta-feira (9/10), mas pode ser postergado.
O alerta detalha que há perigo potencial para tempestades localizadas, com chance de registro de raios e até queda de granizo. Também podem ocorrer ventos intensos, com velocidade superiores a 80 km/h.
O Inmet recomenda que, em caso de tempestade, as pessoas busquem abrigo. O aviso meteorológico ainda destaca haver risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Chuvas voltaram
O instituto prevê precipitações localizadas para toda esta semana, até domingo (13/10). A mudança no tempo decorreu do aumento da quantidade de água acumulada na atmosfera, transportada pelos ventos. No entanto, o calor deve permanecer, e os próximos dias tendem a continuar quentes e abafados.
Neste ano, o DF enfrentou o maior período de seca da história, desde 1963. Apesar do alívio após o longo período de estiagem, a volta das chuvas causou transtornos na infraestrutura de diversas regiões da capital federal.