Após reunião com governadores, Ibaneis diz que grupo pretende “distensionar o país”
Este foi o segundo encontro de Ibaneis como Fórum de Governadores para discutir pautas relevantes ao DF, aos estados e ao país
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) voltou a defender, nesta quinta-feira (2/9), a necessidade de diálogo entre os Poderes. A declaração foi dada na saída da reunião do Fórum de Governadores com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), na Residência Oficial do Senado Federal, nesta manhã.
“Isso é unânime, independentemente da coloração partidária que os governadores têm dentro do grupo. Existe uma unanimidade no sentido de que temos que caminhar juntos pela democracia. Isso foi uma pauta da última reunião e que foi reafirmada hoje aqui na presença do nosso presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no sentido de que a gente possa distensionar esse país. Porque temos um reflexo muito ruim tanto na economia, no encarecimento dos preços dos produtos, e a gente busca agora dissipar esse ambiente trazendo para a serenidade da política esse estado democrático de direito”, afirmou Ibaneis.
Conforme o governador do DF, foram discutidos, na reunião, assuntos de cunho econômico – como a reforma do Imposto de Renda e a PEC dos Precatórios –, mas também questões relacionadas à vacinação contra a Covid-19.
“Discutimos várias outras pautas, como foi colocado pelo presidente do Senado. Pautas de interesses dos estados, pautas comuns, como essa questão da reforma do Imposto de Renda no Brasil, outras pautas como a questão da PEC dos Precatórios. Então nós descemos à miúde vários temas que são de interesse dos estados”, comentou o chefe do Palácio do Buriti.
Reunião com Lira
Ibaneis Rocha ainda informou que o Fórum de Governadores pretende marcar, em breve, reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para “demonstrar o espírito de unidade”, entre os chefes dos poderes Executivo estadual e federal.
“A reunião hoje foi bastante produtiva. Já pedimos também pauta com o presidente da Câmara, Arthur Lira […] Muitas coisas de interesses dos estados e muitas soluções correm na Câmara dos Deputados. Nós precisamos ter esse encontro com o presidente Arthur Lira, assim como pretendemos nos encontrar também com o presidente da República, para mostrar esses espírito de unidade que existe entre os governadores de todo o Brasil”, pontuou.
PEC dos precatórios
Sobre a PEC dos Precatórios, Ibaneis informou que os governadores devem se reunir na próxima semana com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.
“Existe uma ideia, no que diz respeito de levar o CNJ, para se fazer uma conciliação dentro do Conselho Nacional de Justiça, e eu acho que a gente consegue evoluir bem nessa área”, informou. “A proposta do CNJ é fazer um parcelamento menor do que o que foi proposto na PEC”, acrescentou.