Após racismo, desfile Beleza Negra será na rampa do Museu Nacional
Evento acontece após modelos serem chamadas de “jaca” e “gravetos”. Evento será em 23 de julho e representa a resistência da mulher negra
atualizado
Compartilhar notícia
A 16ª edição do Desfile Beleza Negra ocorrerá na rampa do Museu Nacional. O evento será em apoio às modelos que sofreram ataques racistas ao divulgarem a última edição do projeto que aconteceu em maio. Na ocasião, as mulheres foram chamadas de “jacas”, “graveto” e alguns internautas pediram por “beleza branca”.
“Precisamos combater o racismo, o sexismo e a discriminação social, enfrentados até hoje pelas mulheres negras. Celebrar a nossa beleza é uma forma de empoderamento e justiça. Para ampliar a voz, o peso e o poder que o negro possui quando se une em prol do mesmo objetivo – dar voz a quem também tem lugar de fala”, comentou Dai Schmidt, idealizadora do desfile.
Modelos negras sofrem ataques racistas: “Quando será o Beleza Branca?”
O desfile acontece em 23 de julho, data escolhida para relembrar o marco internacional de luta e resistência da mulher negra, comemorado em 25 de julho. A oficina é gratuita. Para participar, basta retirar seu ingresso no Sympla.
Veja fotos do desfile:
Ao Metrópoles Schmidt comentou que é inaceitável que alguém seja discriminado por sua cor de pele, estilo de cabelo ou qualquer característica física, pois “a moda não é isso”. ” A nossa proposta com o evento é trazer, a cada edição, mais diversidade e democracia a esse universo”, pontua a mulher que também afirmou que, junto com as outras modelos, denunciaram os ataques aos órgãos responsáveis.
Nesta edição, 50 modelos esbanjarão beleza, charme e diversidade na rampa do museu. O Desfile Beleza Negra é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à
Cultura do Distrito Federal.
Racismo
O Metrópoles publicou, em maio de 2021, casos de racismo que as modelos sofreram na divulgação do projeto. Nos comentários, internautas indagaram a legitimidade do nome do desfile.
“Quando será o Beleza Branca? Ou não pode?”, indagou um homem. “A primeira é igual uma pérola. A segunda igual uma jaca. A terceira me lembra um graveto”, comentou outro.
Mesmo após as ofensas, o desfile aconteceu no Centro Olímpico da Cidade Estrutural em 28 de maio. O evento é apoiado por Lázaro Ramos. Veja vídeo:
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.