metropoles.com

Após queixas e reunião com Aneel, Neoenergia promete melhorar serviço

Empresa foi convocada para reunião na manha desta quarta (1º/12) e foi cobrada a apresentar melhorias no fornecimento de energia do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após reunião com a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na manhã desta quarta-feira (1º/12), dirigentes da Neoenergia Distribuição Brasília se comprometeram a apresentar, dentro de 24 horas, um plano de ações emergenciais para os próximos meses, com melhorias nos serviços da empresa.

O encontro ocorreu após a reportagem do Metrópoles divulgar um aumento de 96% nas reclamações registradas contra a nova distribuidora do Distrito Federal entre março e novembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Um salto de 1.720 para 3.380 queixas.

Durante a reunião, foram apresentados diagnósticos sobre a situação do fornecimento elétrico no DF que apresentou piora nos indicadores coletivos de continuidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).

4 imagens
Desligamento temporário é necessário para a realização de serviços na rede elétrica
Em dezembro do ano passado, a Aneel exigiu que a companhia apresentasse uma melhoria na distribuição do serviço
Apesar das medidas, o número de reclamações ainda não desceu da casa dos 90% no saldo do ano
1 de 4

Segundo dados da ouvidoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o número de registros de reclamações da Neoenergia Brasília subiu 92%

Neoenergia Brasília/Divulgação
2 de 4

Desligamento temporário é necessário para a realização de serviços na rede elétrica

Vinicius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Em dezembro do ano passado, a Aneel exigiu que a companhia apresentasse uma melhoria na distribuição do serviço

Divulgação/Neoenergia
4 de 4

Apesar das medidas, o número de reclamações ainda não desceu da casa dos 90% no saldo do ano

Neoenergia Distribuição Brasília/Divulgação
Outras medidas

Além do planejamento emergencial determinado durante a reunião, a Aneel elabora, em conjunto com a Neoenergia, um Plano de Resultados com medidas que a concessionária deverá implementar para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia no DF. A expectativa é de que os resultados sejam atingidos em dezembro de 2022. Confira as medidas:

•         Ampliação: Prevê a construção de uma linha de distribuição 138 kV, instalação de um transformador 138/69kv em SE e instalação de 186 religadores;

•         Manutenção: Manutenção e roçagem em linhas de distribuição, manutenção estrutural e termográfica (2.792km), poda (1.872 km) e inspeção, termovisão e manutenção em SE (443);

•         Renovação: Reforma de 2 SEs, Substituição de equipamento em SE (37) e obras de melhoria em redes de distribuição (137).

O que diz o Ministério Público

Nesta quarta-feira (1º/12), Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), recomendou à Neonergia que instale novos postos de atendimento presencial no Distrito Federal. Caso a empresa não elabore um plano de instalação, dentro de 45 dias, o órgão tomará as medidas cabíveis.

Segundo a empresa, existem atualmente apenas nove locais de atendimento físico aos consumidores, todos em unidades do Na Hora. E, na avaliação do MPDFT, o número de postos disponíveis atualmente é insuficiente para atender as 33 regiões administrativas no Distrito Federal.

Neoenergia

Na noite dessa terça-feira (30/11), a Neoenergia Distribuição Brasília informou ter atendido 100% de todas as ocorrências registradas entre sábado (27) e domingo (28), mas que ainda precisa atender aos apagões de segunda (29). Moradores de diversas regiões do DF reclamaram da falta de luz que nos últimos 5 dias.

Nesta quarta (1/12º), mais 81 trabalhadores de demais regiões do grupo Neoenergia se deslocaram para o DF para auxiliar nas demandas locais. O grupo soma-se aos demais 300 profissionais extras que foram realocados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?