Após queixas, Detran suspende necessidade de agendamento de biometria
Usuários denunciaram que o site para agendamento estava fora do ar, por isso não conseguiam acesso à CNH para conduzir veículos no DF
atualizado
Compartilhar notícia
Após usuários denunciarem dificuldades para a coleta biométrica no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), a autarquia decidiu suspender os agendamentos. A partir de segunda-feira (11/7), motoristas deverão ir diretamente para a unidade de atendimento, sem necessidade de marcação prévia.
O Metrópoles mostrou a dificuldade dos motoristas. Com o sistema digital está fora do ar há dias, condutores não conseguiam acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A biometria é obrigatória para a abertura do processo de habilitação, reabilitação, transferência de unidade da federação, mudança ou adição de categoria.
Segundo o Detran, o agendamento para biometria será suspenso inicialmente por 15 dias. O serviço de coleta é oferecido nas seguintes unidades: edifício Sede do Detran, Shopping Popular, Taguatinga, Paranoá, Gama, Sobradinho, Brazlândia, Recanto das Emas, Planaltina e Escola Pública de Trânsito (906 Sul).
O Detran começou a implantar o cadastro biométrico em 4 de agosto de 2018. O agendamento deveria ser feito pelo site do Detran, no Portal de Serviços. O usuário deveria comparecer com documento original de identificação, o CPF e um comprovante de residência. Segundo autarquia, o problema atual está no site da empresa terceirizada contratada para o serviço.
Espera
Porém, apesar de parecer prático, o serviço tem dado dor de cabeça aos motoristas que necessitam realizar o agendamento. Há quase uma semana, o empresário Augusto Guimarães Almeida, 39 anos, tenta acessar o site sem sucesso.
Ele é um dos usuários que precisa da coleta biométrica para renovar a CNH. “Eu moro em Minas Gerais, mas renovo o documento em Brasília. Porém, a minha habilitação vence na próxima semana e eu não sei se conseguirei agendar até lá”, destaca.
Segundo o empresário, toda vez que ele acessa o serviço no site do Detran aparece uma mensagem informando que “não foi possível se conectar com o serviço de Agendamento”.
A situação preocupa o motorista, pois ele comprou passagem de avião para Brasília na próxima semana com o intuito de renovar a CNH. “Tentei acessar o site por vários servidores de internet e não consegui. Eu ligo no Detran e eles só me falam que, mesmo com a habilitação vencida, ainda posso dirigir com ela por 30 dias. Nem as clínicas que fazem a renovação conseguem agendar”, conta.
Reclamações
Por meio de publicações nas redes sociais, alguns internautas também manifestaram indignação quanto à dificuldade para agendar a coleta biométrica. “O site do Detran para agendar biometria está pior do que já é desde segunda. Para entrar na turma de aula teórica eu preciso da coleta e não consigo marcar”, reclamou uma jovem.
“Precisa de uma biometria para renovar a CNH, mas quem disse que o site funciona? Tentei em três navegadores diferentes e pelo aplicativo, mas nenhum abre”, disse outro usuário.
Em postagem no site Reclame Aqui, uma motorista também relatou a dificuldade no agendamento. “Frente a essa situação, busquei o canal 154, e todas as duas atendentes me responderam a mesma coisa: ‘Não há nenhuma inconsistência no sistema. Continue tentando, pois esta é a única forma de ser atendida no Detran’. Um serviço que era para ser ágil e facilitar a vida do cidadão, em verdade tem dificultado a minha vida” ponderou.
Detran-DF
Antes de anunciar a suspensão do agendamento, em nota, o Detran informou que “as equipes do Detran-DF e da empresa responsável pela prestação de serviço estão empenhadas e trabalhando, em conjunto, para que se resolva a situação o mais rápido possível”.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.