metropoles.com

Após privatização, queixas sobre falta de energia em Brasília sobem 40%

Quedas de energia elétrica causaram diversos transtornos a moradores da capital federal neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Energia eletrica
1 de 1 Energia eletrica - Foto: null

Reclamações de falta de energia elétrica aumentaram no Distrito Federal após a privatização da companhia que distribui o serviço a moradores da capital. A Neoenergia assumiu o fornecimento de energia em Brasília em março deste ano. Desde então, até setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu 385 reclamações por falta de energia no Distrito Federal. Entre março e setembro de 2020, foram 275.

Isso representa um aumento de 40% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

No final do mês de setembro, a Neoenergia apresentou um plano de ações para o período chuvoso de 2021 e 2022, com ações que envolvem inspeção, manutenção, melhorias e instalação de tecnologias na rede elétrica na capital do país para reduzir o volume de interrupções ao cliente.

Apesar disso, com a volta da chuva neste período do ano, várias regiões do Distrito Federal registraram falta de energia elétrica nos últimos dias do mês de setembro.

 

2 imagens
Energia pode ser restabelecida antes do horário previsto caso trabalhos sejam concluídos
1 de 2

O serviço pode ser restabelecido sem aviso

Divulgação/Neoenergia
2 de 2

Energia pode ser restabelecida antes do horário previsto caso trabalhos sejam concluídos

Material cedido ao Metrópoles

Em agosto, a quadra SQN 216 ficou 20 horas sem energia por “defeito estrutural na rede”. Na ocasião, os moradores da Asa Norte tiveram prejuízos com alimentos estragando na geladeira e problemas para seguir no teletrabalho. Uma moradora teve uma televisão queimada.

O que diz a Neoenergia
Questionada sobre o aumento das reclamações desde que assumiu o trabalho de levar luz aos morador do Distrito Federal, a Neoenergia Distribuição Brasília afirmou que, ao contrário do que informou a Aneel, em 2021 registrou redução de 16% nas reclamações em comparação com 2020. No entanto, não explicou o cálculo que faz o índice ser tão diferente dos repassados pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
“A Aneel mede a frequência de reclamações procedentes nas concessionárias de energia do país através do indicador denominado de FER (frequência de reclamações). Informamos que, em 2021, registramos uma redução de 16% nesse indicador, se comparado a 2020″, disse a empresa.
A companhia disse ainda que todas as reclamações são repassadas para as equipes operacionais e completou que a empresa reforçou os canais de atendimento aos clientes, ampliando em 65% a disponibilidade do nosso teleatendimento.
“Essa ação foi responsável pela redução de 80% do volume de chamados abandonados e também pela redução em 5 vezes no volume de chamadas ocupadas na central de teleatendimento. Também foram implementados novos canais de atendimento 24h, como o atendimento nas redes sociais e via WhatsApp”, disse a Neoenergia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?