metropoles.com

Após pressão, Metrô do DF conclui análise e permite gratuidades. Veja

Nova lei que amplia gratuidades para a população com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e acompanhantes. Saiba como ter acesso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
foto de vagão do metrô em trilho
1 de 1 foto de vagão do metrô em trilho - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) concluiu a análise sobre a nova lei que amplia gratuidades no sistema de transporte público, se adequando às novas regras em vigor. Sancionada em 24 de julho, a Lei nº 7.298 permite que a população com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e acompanhantes possam ter acesso ao Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC/DF) de forma gratuita.

Desde que foi publicada no Diário Oficial do DF, a legislação já vinha sendo cumprida no sistema rodoviário. No metroviário, no entanto, usuários passaram a enfrentar dificuldades, enquanto o Metrô dizia fazer uma “análise jurídica” do texto para concluir que a lei também valia para esse modal.

Após pressão de deputados distritais, que aprovaram o projeto de lei na Câmara Legislativa, a Companhia informou que a gratuidade também passa a ser válida no metrô.

“O Metrô-DF informa que atende a Lei 7.298, de 24 de Julho de 2023, permitindo o acesso dos usuários portadores de deficiência e seus acompanhantes, de acordo com a legislação em vigor, bem como de pessoas acima de 60 anos, devidamente identificados.”

No caso de idosos, basta apresentar um documento de identificação. Já no caso de pessoas com deficiências e acompanhantes, é necessário apresentar o Cartão Especial, que garante o transporte público a esse público. “O cadastramento das pessoas com deficiências para obtenção do Cartão Especial é realizado pelo BRB Mobilidade. Informações podem ser obtidas por meio deste link“, divulgou o Metrô.

A nova legislação é resultado de um projeto de lei do deputado distrital Chico Vigilante (PT), que solicitou que o metrô cumprisse a determinação já publicada em Diário Oficial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?