metropoles.com

Após pingos na quinta, DF registra chuva em várias cidades nesta sexta

As regiões de Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Samambaia e Ceilândia registraram precipitações nesta sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
homem caminha na chuva com catedral ao fundo
1 de 1 homem caminha na chuva com catedral ao fundo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Depois de os moradores de Planaltina experimentarem o gostinho do fim da seca, residentes de pelo menos seis regiões do Distrito Federal tiveram a satisfação de ver a chuva voltar à capital. No fim da tarde desta sexta-feira (16/9), Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Ceilândia e Recanto das Emas registraram precipitações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previu chuva, de forma isolada, para essa quinta-feira (15). A previsão se concretizou com pingos d’água em Planaltina. Agora, as chuvas se manifestaram de forma mais generalizada.

12 imagens
DF só deve ter chuva novamente em outubro
1 de 12

Matheus Veloso/Metrópoles
2 de 12

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 12

Matheus Veloso/Metrópoles
4 de 12

DF só deve ter chuva novamente em outubro

Matheus Veloso/Metrópoles
5 de 12

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 12

Matheus Veloso/Metrópoles
7 de 12

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 12

Matheus Veloso/Metrópoles
9 de 12

Igo Estrela/Metrópoles
10 de 12

O Inmet emitiu alerta amarelo neste domingo. A previsão indica baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas

Matheus Veloso/Metrópoles
11 de 12

Matheus Veloso/Metrópoles
12 de 12

Igo Estrela/Metrópoles

Veja imagens:

A empregada doméstica Maria da Silva, 61 anos, pegou emprestado o guarda-chuva do porteiro para sair do trabalho no fim do expediente desta sexta. “Eu prefiro chuva; sol só pra secar roupa”, afirmou.

Já a auxiliar de serviços gerais Maria Gorete Ferreira, 53, ficou surpresa com o fim da estiagem. “Fiquei muito surpresa com essa chuva. Estava muito quente, inclusive estou um pouco gripada devido a essa mudança de clima”, disse a mulher. “Acho bom que chova um pouco mais para abrandar esse calorão, a seca e as queimadas, né”, disse.

Maior seca da história

Brasília bateu recorde de maior período de estiagem dos últimos 52 anos, com 131 dias sem chuvas, nessa quinta-feira (15/9). Considerando-se, porém, todo o DF, o intervalo é de 121, segundo o Inmet. No fim de semana, há previsão de novos registros, ainda em áreas isoladas. Volumes maiores e em mais regiões da capital federal devem ocorrer a partir da última semana de setembro.

A expectativa dos brasilienses é de que a precipitação ajude a aliviar os recordes de temperatura no ano. Na quarta-feira (14/9), por exemplo, os termômetros marcaram 35,2ºC, o maior registro de 2022 até o momento. A umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%.

A falta de chuva impulsionou, ainda, a queda no volume de água no reservatório do Descoberto — principal responsável pelo abastecimento hídrico do DF —, que atingiu 51,8% na quinta-feira (15/9), segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Apesar do percentual em queda, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Pedro Cardoso, disse que o DF não terá falta de água, como ocorreu há cinco anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?