Após petição, GDF libera cirurgia de bebê com síndrome de Down
Mais de 200 mil pessoas assinaram o documento. A ação chamou a atenção da Secretaria de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
A administradora Érika Teixeira, de Brasília, conseguiu mais de 200 mil assinaturas em um abaixo-assinado criado na plataforma Change.org para que sua irmã Elisa, com apenas 4 meses de idade e síndrome de Down, fosse operada. Elisa nasceu com uma anomalia grave no coração e só uma cirurgia poderia salvar sua vida. A mobilização pressionou o Governo de Brasília que, mesmo com mandado judicial, alegava não haver vaga disponível numa UTI. “A cirurgia da Elisa só aconteceu porque pessoas se solidarizaram com a nossa história e ajudaram assinando a petição”, lembra Érika.
A pressão deu tão certo que a família chegou a receber uma ligação do secretário de saúde do DF, Humberto da Fonseca, garantido que a cirurgia seria realizada. “O secretário entrou em contato depois que teve conhecimento da repercussão do caso da Elisa na internet”, conta Érika. A administradora ressalta que a família já não sabia mais o que fazer e que a bebê estava internada desde que nasceu respirando com a ajuda de aparelhos.
“A cirurgia foi um grande sucesso. A Elisa está se recuperando maravilhosamente. Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que assinaram, compartilharam e enviaram mensagens de carinho e apoio. Sem vocês nada disso teria sido possível”, agradece Érika em um vídeo enviado as mais de 200 mil pessoas que assinaram a petição.
Para conhecer a história da Érika, acesse o link www.change.org/AjudeAElisa