metropoles.com

Após ordem de Moraes, PMDF encaminha documentos do 8 de Janeiro ao STF

Ministro determinou que a corporação encaminhe os documentos até esta sexta-feira. Corporação afirma que enviou “toda a documentação”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
PMs - Metrópoles
1 de 1 PMs - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) afirmou, na tarde desta sexta-feira (11/10), que o Comando-Geral da corporação encaminhou documentos sobre a atuação dos militares em 8 de janeiro de 2023. A data ficou marcada por atos antidemocráticos que culminaram na invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), e na destruição da estrutura, móveis e relíquias dos prédios públicos.

“A Polícia Militar do Distrito Federal encaminhou, na tarde desta sexta-feira (11/10), toda a documentação requisitada pelo Supremo Tribunal Federal”, informou a corporação, sem detalhes dos arquivos enviados.

O encaminhamento ocorreu um dia após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenar que a PMDF encaminhasse os documentos em até 24 horas. A corporação afirma que a notificação chegou na noite de quinta-feira (10/10) e que, por isso, o envio foi feito dentro do prazo estipulado.

O pedido faz parte da Ação Penal nº 2.417, que tramita no STF e julga supostos crimes cometidos por policiais militares do Distrito Federal no dia da tentativa de golpe. A nova solicitação se deu devido ao fato de que parte dos documentos cobrados pela Suprema Corte em maio de 2023 não havia sido repassada pela PMDF até agora.

Assim, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favoravelmente à renovação da intimação ao Comando-Geral da PMDF, “para que seja indicada qual a documentação ainda não enviada à Corte, justificando-se a ausência e apontando-se o prazo esperado para tanto”.

Na manifestação, o procurador-Geral da República, Paulo Gonet, ressaltou que: “A ressalva escrita apresentada pelo [ex] Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, no sentido de que ‘alguns dados encontram-se em processamento no âmbito desta corporação e, tão logo sejam recebidos, serão encaminhados à Suprema Corte em expediente complementar’, é genérica e não especifica o material faltante, a justificativa para a ausência ou o prazo da futura apresentação”.

Por fim, o PGR acrescentou que “a apresentação de referido material foi determinada inicialmente em decisão proferida em 4/5/2023 e, até o momento, ainda não foi integralmente atendida”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?