metropoles.com

Manifestantes ocupam, montam barricadas e isolam reitoria da UnB

Representante do comando da universidade, Paulo César Marques diz que crise é grave, mas que não é necessário radicalizar movimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Vídeo
Barricada UnB
1 de 1 Barricada UnB - Foto: Reprodução/Vídeo

Após centenas de estudantes terem ocupado a reitoria da Universidade de Brasília (UnB) nesta quinta-feira (12/4), quando montaram barricada e decidiram passar a noite, a direção da instituição se manifestou. Em entrevista à imprensa, o chefe de gabinete da reitora Márcia Abrahão, Paulo César Marques, admitiu que a crise é realmente grave e destacou que aposta no diálogo para contornar a situação com os manifestantes. Eles montaram barricadas e isolaram o prédio.

O déficit previsto pela universidade neste ano é de aproximadamente R$ 92 milhões. “A catástrofe não é imediata. Ainda temos caminhos, mas a crise é realmente grave”, afirmou Marques. Ele confirmou ainda que a redução no orçamento vai implicar em dispensa de terceirizados. “Esse não é nosso objetivo, e sim o de recompor e aumentar a arrecadação. Mas o corte implicará em demissão”, afirmou.

Para Marques, “não há necessidade de radicalização do movimento”. “Lamento que tenha havido a ocupação. Mas entendemos que há uma dificuldade de compreensão por parte dos estudantes. A gente lamenta, mas entende que o diálogo é o melhor caminho”, destacou.

A ocupação da reitoria ocorre dois dias após a manifestação que deixou um rastro de destruição nos prédios do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na terça-feira (10). O movimento, aprovado em assembleia, é contra a pior crise financeira da história da instituição e não foi encabeçado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O clima ficou tenso por volta das 14h30, quando 500 pessoas ocuparam o prédio, segundo cálculos da Polícia Militar. Os manifestantes pediram a chave para entrar. Como não foram atendidos, forçaram a entrada, pularam janelas e chegaram a quebrar vidros.

Alguns estavam com o rosto coberto, assim como na Esplanada dos Ministérios na tarde de terça (10), quando picharam, quebraram vidros e câmeras de segurança no FNDE e no MEC. Na ocasião, os manifestantes chegaram a entrar em conflito com a PM.

Nesta quinta (12), eles pediram uma reunião com representantes do comando da UnB, do MEC, do Ministério Público e da comunidade acadêmica para cobrar explicações sobre a crise financeira que ameaça o funcionamento de uma das instituições de ensino superior mais importantes do país.

Os estudantes querem o detalhamento das despesas e receitas da universidade, após o ministro da Educação, Rossiele Soares, ter dito que a instituição possui dinheiro suficiente para cobrir os gastos até dezembro.

Paulo César Marques conversou com os manifestantes. A expectativa é que uma reunião ocorra na próxima segunda-feira (16). “Estamos à disposição”, ressaltou o chefe de gabinete da reitoria. Os estudantes dão sinais de que vão ficar na reitoria até lá. Tanto é que já pediram para aqueles que saírem do prédio voltarem com comida e água. Também solicitaram que “ninguém quebre mais nada”.

8 imagens
Estudantes tentam abrir sala da reitoria
Alguns cobriram o rosto
Alunos marchando em direção à reitoria e gritando frases de ordem
Após assembleia, os estudantes decidiram ocupar a reitoria por prazo indeterminado
A assembleia ocorreu no começo da tarde desta quinta-feira (12/4)
1 de 8

Cerca de 500 estudantes, segundo cálculos da PM, ocuparam a reitoria nesta quinta (12)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 8

Estudantes tentam abrir sala da reitoria

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 8

Alguns cobriram o rosto

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 8

Alunos marchando em direção à reitoria e gritando frases de ordem

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 8

Após assembleia, os estudantes decidiram ocupar a reitoria por prazo indeterminado

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 8

A assembleia ocorreu no começo da tarde desta quinta-feira (12/4)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Os estudantes fizeram uma barricada na rampa da reitoria, usando bancos para impedir o acesso de mais pessoas ao prédio, com exceção de quem apresentar carteirinha de aluno da UnB. E também cercaram o estacionamento. Eles ocupam o terceiro andar do edifício, onde a imprensa foi proibida de subir.

“Torço para que desocupem logo”, ressaltou Marques, acrescentando que a Polícia Federal não foi acionada. “Estamos trabalhando com a segurança da UnB”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?