metropoles.com

Após negociação, mais um invasor do Torre Palace deixa o local

Desde quarta-feira (1/6) às 9h o governo tenta tirar as famílias do hotel. Oito pessoas e quatro crianças ainda permanecem no prédio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Desocupação Torre Palace (6)
1 de 1 Desocupação Torre Palace (6) - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Mais um invasor do Torre Palace Hotel, na área central de Brasília, deixou local no início da noite deste sábado (4/6). Após a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social e militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) tentar várias negociações com os sem-teto que estão no edifício desde a última quarta-feira (1/6), Ademilton dos Santos, 42 anos, decidiu abandonar a ocupação. Ele alegou que estava passando mal e foi encaminhado pelos militares do Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Na unidade de atendimento, o militante será submetido a alguns exames e, depois, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) o levará para o Departamento de Polícia Especializada (DPE). As negociações com grupo deverão ser retomadas no domingo (5/6) pela manhã. Oito pessoas e quatro crianças ainda permanecem no prédio.

Michael Melo/Metrópoles
Ademilton dos Santos se entregou às 18h e foi levado ao HRAN

Na manhã deste sábado (4/6), a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social já tinha apostado em uma nova estratégia para convencer os sem-teto instalados do Torre Palace Hotel, na área central de Brasília, a desocuparem o local. Parentes e amigos dos invasores foram convidados para pedir a eles que deixem o local.

A tática de sensibilização foi adotada depois que os policiais descobriram que as pessoas que insistiram em ficar tinham mantimentos para até três meses, o que ameaçava o plano de vencê-los pelo cansaço, proibindo a entrada de comida e água, além de cortar a energia.

A retomada das negociações ocorreu depois que a Justiça determinou a saída das crianças do local. Como os celulares dos ocupantes estão descarregados, o contato com o grupo estava sendo feito de forma visual ou por meio do emprego de megafone. O Governo do DF cumpriu determinação judicial de desocupar e cercar todo o edifício, que também é usado por usuários de drogas.

Trânsito 
O último boletim divulgado pela Segurança Pública e Paz Social, na noite deste sábado (4), apontou que o fechamento para a W3 Norte será mantido. De acordo com a secretaria, liberar a área ao trânsito de pedestres e de veículos seria colocar em risco a vida de quem passa pelo local. O trecho do Eixo Monumental que fica em frente ao hotel também continua interditado. A pasta pediu a compreensão da população.

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?