metropoles.com

Após médico e paciente trocarem cadeiradas, UBS suspende atendimento

Caso aconteceu em Luziânia, no Entorno do DF. Médico, que era o único especialista que atendia na unidade, precisará passar por cirurgia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
briga ubs entorno
1 de 1 briga ubs entorno - Foto: Reprodução

Após se envolver em uma briga com um paciente, com direito a cadeiradas de ambas as partes, o único médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Aeroporto, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, sofreu ferimentos na mão e precisará passar por cirurgia. Sem um substituto para o cargo, o posto permanecerá sem atendimento até a próxima sexta-feira (7/10), quando a Secretaria Municipal de Saúde prevê “contratar” outros especialistas.

Segundo o secretário municipal de saúde, Gonçalo Henrique de Sousa, a pasta organizará um rodízio entre médicos que recebem por produção, para que seja possível retomar os atendimentos na UBS. Até que o quadro seja reajustado, no entanto, pacientes que necessitem de atendimento médico deverão se encaminhar a outras unidades de saúdes.

A confusão entre o médico e o paciente ocorreu na última segunda-feira (3/10) e foi filmada. As imagens mostram o momento em que um deles joga a cadeira contra o outro, que revida com o mesmo objeto.

Veja:

 

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) foi acionada para atender a ocorrência e, tanto o médico quanto o paciente, foram encaminhados à delegacia. No momento da chegada da corporação, o paciente já não estava mais na unidade de saúde, mas foi encontrado em um posto de combustíveis próximo ao local. Ninguém foi, de fato, preso.

À polícia, o paciente informou que foi à unidade de saúde em busca de insulina. Ele disse que foi agredido pelo profissional que, por sua vez, relatou à TV Anhanguera que a receita do paciente era de um ano e quatro meses atrás e, por isso, ele teria que passar por uma nova consulta para obter o remédio.

Depois disso, o paciente teria começado a agredir verbalmente a funcionária da UBS, que lhe informou da necessidade de outra consulta, conforme relatou o médico. Ele disse, ainda, que, após ouvir a confusão, foi até o local para defender a trabalhadora – momento em que foi agredido fisicamente.

No vídeo, feito do lado de fora da unidade, é possível ver quando o médico joga uma cadeira contra o paciente, que pega o objeto para revidar. Neste momento, a gravação mostra que o médico pega outra cadeira e os dois se agridem mutuamente.

Esclarecimentos

A Prefeitura de Luziânia informou que está analisando a situação e que busca informações para esclarecer o que aconteceu.

Já o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) disse, em nota, que repudia qualquer forma de violência, e entende que a relação entre médico e paciente deve ser pautada pela confiança e baseada no respeito mútuo.

“O Cremego espera que o caso seja apurado, os responsáveis sejam punidos e que episódios lamentáveis como esse não se repitam”, ressaltou o conselho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?