Após inundação, moradores da 402 Norte fazem faxina e somam prejuízos
Chuva forte alagou estacionamentos e garagens subterrâneas na tarde desta terça-feira (16/2), na Asa Norte
atualizado
Compartilhar notícia
Após a forte chuva que caiu na região da Asa Norte na tarde desta terça-feira (16/2), moradores da Quadra 402 tentavam salvar pertences e contabilizar os prejuízos já no fim da tarde e início da noite.
No Bloco F, o estacionamento externo e a garagem subterrânea do prédio ficaram alagados. Para chegar aos seus veículos, alguns moradores tiveram de andar com a água na altura dos joelhos (fotos em destaque e na galeria abaixo).
Moradora do edifício, Márcia Lopes diz não ser a primeira vez que ela passa por essa situação no endereço. De acordo com a mulher, o primeiro alagamento ocorreu há cerca de cinco anos.
“Desde então, já fizemos duas comportas nas entradas das garagens, mas não suportou a força da água [hoje]”, contou. O alagamento desta terça representou prejuízo dobrado para Márcia: seus dois carros ficaram submersos.
Veja imagens dos moradores tentando limpar e recuperar bens na garagem:
Veja como estava o estacionamento e a garagem mais cedo:
A enxurrada também deixou o estacionamento do Bloco E, em frente ao F, debaixo d’água. “Fui pego de surpresa ao observar a chuva da janela. Quando desci para ver, o carro já estava boiando, com a metade submerso”, detalhou o morador Guilherme Larsen.
Depois que a chuva diminuiu e a água desceu um pouco, ele pôde chegar perto do veículo e começar a avaliar se teve algum prejuízo. “Abri a porta e tinha água até a metade do carro. Peguei copo, balde e fui tirando o que dava”, relatou.
Guilherme ainda não tentou dar partida no carro. “Girei a chave e pelo menos consegui subir e descer os vidros. Ligar o motor mesmo, só amanhã”, disse.
Drenagem
Morador do Bloco F, Rangel Lucena teve mais sorte. Com o carro na oficina, ele acabou não tendo de correr para tentar salvar o veículo. “Meu apartamento é virado para a L2, e não deu para perceber que a água subiu tanto do outro lado. Quando desci para deixar comida para um gatinho de rua aqui que vi o estado”, comentou.
Ele também lembra de outros episódios de alagamento no local. “Fizeram uma grande reforma aqui, que aumentou o local de escoar água lá dentro, colocou uma barreira de contenção”, listou. “Mas, desta vez, não deu para segurar”, ressaltou.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e entrou a noite bombeando a água da garagem. Por volta das 20h, o trabalho de drenagem não tinha sido concluído e a água ainda batia na canela de quem se arrisca pelo local.
Na L2, carros preferem subir no passeio ao invés de usar a pista no trecho ao lado do prédio.
Transtornos
A chuva provocou transtornos em diversos ponto da Asa Norte. A água alagou as tesourinhas da 9/10, interrompendo o fluxo de veículos. Os elevados passaram por recentes obras estruturais.
Outras vias do Planto Piloto também ficaram tomadas pela água, como a L2 Norte, os eixos L e W, além da W3.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) foram acionados e chegaram a fechar as passagens para os carros. Mas não havia registros de acidentes de trânsito na região.