metropoles.com

Após inspeção, Moro elogia Presídio Federal no DF: “Sem fugas”

Declaração foi registrada no Twitter. Para o ministro, unidade pode abrigar líderes de facções criminosas. Governador e OAB-DF discordam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Sérgio Moro
1 de 1 Sérgio Moro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, elogiou, nesta quarta-feira (26/02/2020), a eficiência do trabalho preventivo realizado na Penitenciária Federal de Brasília.

O local abriga líderes de conhecidos grupos criminosos, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), e recebeu a visita do ex-juiz e do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, além do diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, responsável pela unidade.

Após a inspeção técnica surpresa, Moro usou o Twitter para reforçar a decisão de que o local conta com a segurança necessária para abrigar os criminosos de alta periculosidade, sem riscos para a população do DF.

“Conta ela [a penitenciária], preventivamente, com o apoio das Forças Armadas na segurança. Presídios federais desde 2006 sem celulares, sem rebeliões e sem fugas”, postou.

De acordo com a assessoria do ministro, Moro não convidou integrantes da Secretaria de Segurança Pública do DF para acompanhar a visita por se tratar de “uma responsabilidade federal”.

Crise

A penitenciária federal abriga líderes do PCC, como Marcos Camacho, o Marcola, fato que motivou a insatisfação do Governo do DF e de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF).

Por mais de uma vez, o governador Ibaneis Rocha (MDB) subiu o tom e criticou Moro pela decisão de transferir os criminosos para o DF, por “ameaçar a capital do país”.

Desde que recebeu a primeira crítica do governador, o ministro da Justiça mantém o discurso de que o presídio federal é seguro o suficiente para evitar possíveis fugas de detentos mais perigosos.

O Metrópoles chegou a revelar um plano de fuga preparado para Marcola, fato que motivou Moro a escalar reforço nacional para evitar a efetivação da estratégia.

O caso chegou a ser levado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Palácio do Buriti, mas o ministro Roberto Barroso indeferiu a transferência dos criminosos para outras unidades penais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?