Após impasse, Havan é inaugurada em Brasília sem estátua da liberdade
Monumento não foi autorizado pela administração do SIA, onde fica a loja. Empresa tenta recurso
atualizado
Compartilhar notícia
A Havan foi inaugurada em Brasília na manhã deste sábado (3/11), mas sem o ícone da loja, a réplica da Estátua da Liberdade que está na maioria das unidades da rede catarinense pelo país. O GDF negou a instalação do monumento, e a empresa aguarda a resposta de um recurso interposto.
A instalação da estátua de 35 metros foi vetada pela Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) porque ultrapassa o limite de 12 metros estabelecido pelo Decreto nº 29.413/2008.
O dono da Havan, Luciano Hang, estava presente na cerimônia de abertura da loja e discursou aos clientes.
Quero montar mais lojas em Brasília, principalmente para gerar mais empregos. Estou muito emocionado hoje. Essa é a loja número 117. Vou trabalhar pelo Brasil e pelos brasileiros
Segundo a empresa, foram gerados 200 empregos diretos com a inauguração da nova unidade. O proprietário da marca terminou o discurso com o slogan “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e foi aplaudido.
Centenas de pessoas foram até a Havan de Brasília e muitas saíram da loja carregando grandes sacolas. Devido ao excessivo número de veículos houve retenção no trânsito próximo ao local, e a Polícia Militar foi acionada para organizar o fluxo de carros.
A todo momento, um locutor aconselhava os clientes a “tomarem conta de suas bolsas”. Apesar de haver boato de confusão na loja, o diretor de expansão da Havan, Nilton Hang, disse que não foi registrada nenhuma intercorrência.
A Havan é conhecida por vender grande variedade de produtos, como peças de vestuário, aparelhos eletrônicos, objetos de decoração, entre outros. A rede tem 116 estabelecimentos físicos em 15 estados do Brasil, além da loja virtual.
Brasília sem estátua
Depois de negar o pedido de instalação de engenho publicitário feito pela Havan, a Administração Regional do SIA consultou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que concordou com a decisão.
O lote da loja, no trecho 14 do SIA, não faz parte do Conjunto Urbanístico de Brasília, mas pertence à área do Entorno, motivo pelo qual houve posicionamento da autarquia federal.
Mesmo sem a autorização para instalação, a estátua foi trazida para Brasília e está “deitada” no estacionamento da loja, desde a manhã de o dia 27 de outubro, aguardando ordens da empresa para ser ou não erguida.
Neste sábado (3), o diretor de expansão, Nilton Hang, afirmou que, se o pedido for negado definitivamente, a empresa vai colocar a estátua em outra loja e Brasília ficará sem o monumento.
“Não prejudicou em nada a inauguração. Foram milhares de pessoas que vieram mesmo sem a estátua. Se bem que está todo mundo pedindo a estátua. É o item mais pedido”, disse.
A catarinense Zora Zurma Gonçalves, de 55 anos, concorda que o monumento fez falta, mas entende que a empresa deveria ter adequado o projeto às regras da cidade.
“É uma questão bem delicada. Pesquisei bastante pela internet e vi que em Santa Catarina há estátuas de vários tamanhos. Eu acho que foi erro do engenheiro, na verdade. Tem jeito de diminuir ou substituir por uma menor”, comentou.
“Eu adorei a loja. Achei estranho não ter a estátua, porque todas têm. O símbolo da Havan ficou de fora”, opinou Keilla de Oliveira, de 35 anos.
Com o posicionamento do Iphan, a Administração Regional do SIA adiantou ao Metrópoles que dificilmente a resposta ao recurso será positiva para a empresa. A previsão é de que a negativa definitiva seja dada na segunda-feira (5/11).
Instalações
A Estátua da Liberdade de Nova York (EUA) tem 92,9 metros de altura e pesa mais de 24 mil toneladas. O monumento, inaugurado em 1886, foi um presente da França aos Estados Unidos. No Brasil, a Havan tem instalado réplicas nas unidades espalhadas pelo país.
Na vizinha Valparaíso (GO), a rede inaugurou uma loja com uma estátua de 35m de altura — tamanho padrão da rede. A maior está localizada no município de Barra Velha (SC), a 130km de Florianópolis, com 57m, e a primeira foi inaugurada, em 1995, no estacionamento da loja de Brusque, com 25m, no estado catarinense.