metropoles.com

Após greve, UnB aprova calendário com mais 58 dias de aula no semestre

Novo calendário adicionou 58 dias de aulas, e primeiro semestre se encerrará em 21 de setembro. 2° semestre letivo irá até fevereiro de 2025

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
unb
1 de 1 unb - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Após professores anunciarem o fim a greve em assembleia realizada na semana passada, a Universidade de Brasília (UnB) aprovou, nessa quinta-feira (27/6), o novo calendário acadêmico para o ano de 2024. As aulas foram retomadas na quarta (26/6).

O novo calendário acadêmico vai adicionar 58 dias de aula ao primeiro semestre letivo de 2024, para compensar os dias em que a UnB esteve com as atividades paralisadas pela greve iniciada em 15 de abril.

Além disso, as aulas do segundo semestre irão até o dia 22 de fevereiro de 2025, cancelando assim o semestre de verão do próximo ano.

Confira o novo calendário:

  • 1° semestre letivo de 2024: 18/3 a 21/9
  • Recesso: 22/9 a 13/10
  • 2º semestre letivo de 2024: 14/10 a 22/2/25

Captura de tela de calendário acadêmico da Universidade de Brasília de 2024

Greve das Federais

A paralisação dos professores da UnB durou 66 dias, até que fosse aprovada a proposta feita pelo governo federal ao movimento, que ocorria de forma nacional.

Desde março deste ano, os servidores técnicos-administrativos da UnB também estão de greve. No entanto, a categoria anunciou, nessa quinta-feira (27/6), que continuará de braços cruzados até que negociações com o governo avancem.

“Só após a assinatura do acordo pelo governo federal e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), nós vamos discutir o possível retorno ao trabalho”, informou Edmilson Lima, coordenador-geral do Sintfub.

Apesar da decisão, a categoria aprovou alguns dos pontos acordados com o governo, como: reestruturação remuneratória da carreira, que se dará em duas parcelas, sendo a primeira, de 9%, em janeiro de 2025 e a segunda, de 5%, em abril de 2026; a implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para a carreira a contar de abril de 2026; e, também, a instituição de um Grupo de Trabalho coordenado por uma comissão do Ministério da Educação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?