Após furtos de cabos, quadra do DF fica com 20 postes de luz apagados
Segundo moradores, região está sem a iluminação e também sofre com falta de podas, manutenção de parquinhos e quadras de esporte
atualizado
Compartilhar notícia
Após denunciarem o furto de cabos de iluminação e de câmeras de segurança, moradores da 405 Sul contabilizaram 20 postes apagados na quadra na noite de domingo (4/2).
Veja:
Conforme noticiado pela Coluna Na Mira, dois homens foram flagrados por câmeras de segurança furtando cabos de iluminação na 405 Sul de Brasília. O crime foi cometido perto do Bloco L, na madrugada de sábado (3/2).
Segundo o prefeito comunitário da 405 Sul, Marco Farah, a quadra está às escuras. Os moradores solicitaram o reparo dos postes. Mas nada foi feito.
Acompanhe:
Na avaliação de Farah, a região não tem mais a atenção do GDF. “A sensação que a gente tem é de que a Asa Sul está novamente abandonada”, resumiu.
Para o prefeito, o Programa Renova DF conseguiu recuperar a região. Mas as ações ficaram no passado. A quadra pediu podas para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Mas não houve ação.
“Sempre dizem que tem poucas equipes, que são insuficientes, que em época de chuva só atende às demandas urgentes. Mas a gente tem protocolo aqui de mais de cinco anos de pedido de podas que não são feitas”, disse.
Sem iluminação e com árvores dificultando a visão da região, Farah, que também é síndico do bloco E, precisou instalar dois refletores auxiliares para iluminar os arredores do prédio.
Segundo ele, a quadra não tem um cronograma para a recuperação das calçadas para os pedestres. Com grades deterioradas e outros problemas, o parquinho para as crianças e e as quadras de esportes estão sem manutenção.
“O governo deveria fazer um Renova DF anual, ou pelo menos a cada dois anos. Os problemas se repetem”, ressaltou.
Outro lado
Por nota A CEB Ipes informou que acionará a equipe de manutenção para realizar o serviço de reposição do cabos de iluminação publica furtados.
Novacap
A Novacap afirmou que as podas de árvores são realizadas quando solicitadas pela população por meio do sistema de Ouvidoria. O serviço é executado conforme critérios técnicos.
Segundo a companhia, não havendo, no momento, necessidade de manutenção de emergência, a determinação é para que não ocorram intervenções. “A ideia é que a arborização do DF cresça livremente”, ressaltou o órgão.
De acordo com a Novacap, caso a população perceba algum problema como o comprometimento da integridade da árvore ou risco à população, pode e deve acionar a Ouvidoria ou as administrações regionais.
Em caso de galhos próximos à rede de energia, a Novacap ressaltou que a Neoenergia, empresa responsável pela distribuição de energia no DF, deve ser acionada.
PM: sem registro
Segundo a Polícia Militar (PMDF), em pesquisa aos Relatórios Mensais de Estatísticas de Ocorrências de Crimes, no período de 1º Janeiro de 23 a 04 de Fevereiro de 24, detectou-se, o registro de sete ocorrências na região da SQS 405. Nestes atendimentos, conforme a versão da PMDF, não foi verificado qualquer ilicitude.
“Além disso, no período pesquisado, não há solicitações para atendimentos de Furto de Cabos de Transmissão Dados ou de Energia”, afirmou a PMDF.