metropoles.com

Após fracasso em pregão, secretário de Saúde do DF garante: “Não vai faltar seringa”

Segundo Osnei Okumoto, o DF terá mais de 3 milhões de seringas até 10 de janeiro, para utilização na 1ª fase de vacinação contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Secretário de Saúde, Osnei Okumoto
1 de 1 Secretário de Saúde, Osnei Okumoto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após a tentativa de comprar seringas e agulhas para vacinação contra a Covid-19 fracassar em um pregão eletrônico, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, informou, nesta quarta-feira (6/1), que não faltarão insumos para a vacinação no DF neste início de ano. A declaração foi feita durante a entrega de leitos de UTI Neonatal no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), nesta manhã.

O GDF publicou, no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira, o resultado da tentativa de licitação. A pregoeira da central de compras da Subsecretaria de Administração Geral (Suag), da Secretária de Saúde, comunicou que o pregão, que teve como objeto a aquisição de seringa hipodérmica, restou fracassado.

No último dia 30, o subsecretário de Logística da Secretaria de Saúde, Artur Felipe Siqueira, informou que o DF encerrava o ano com estoque de 2,2 milhões de seringas de 3 ml, usadas para a vacinação, e esperava receber mais 1 milhão até 10 de janeiro.

“Com isso, fechamos o total de 3,2 milhões, que cobre toda a população do Distrito Federal. Então, em termos de seringa para a vacina, não há motivo para preocupação”, comunicou, naquela data.

Nesta quarta, mesmo após o fracasso do pregão, Okumoto garantiu que o governo terá mais de 3 milhões de seringas na primeira fase de vacinação no DF. A ideia ainda é obter esta quantidade até o próximo dia 10. “A gente tem uma ata de registro de preços em andamento, temos saldo para chamar dessa ata de registro de preços. Então, a gente deve passar de cerca de 3 milhões de seringas já agora nesta primeira fase”, disse.

De acordo com o secretário, o problema do pregão não afetará a vacinação no DF. “Como a gente faz as licitações recorrentemente para que a gente sempre mantenha essas atas vigentes, a gente vai licitar novamente essas outras aquisições de seringas”, afirmou.

“Mas, no momento, nós temos uma ata em andamento, uma ata em vigor, com saldos suficientes para serem empenhados e para que a gente possa receber essas seringas e fazer a vacinação agora no início do ano, quando chegarem as vacinas de Covid-19, assim como também em março, quando chegarem as vacinas da Influenza”, completou.

Em nota ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde acrescentou, nesta tarde, que “dispõe atualmente de 1,2 milhão de seringas em estoque e há compra efetuada aguardando entrega de mais 2 milhões. Há ainda um processo de compra para mais de 9 milhões de seringas e agulhas”. E reforçou que o DF adotará os critérios de público-alvo do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

“Para as primeiras fases, a meta é vacinar cerca de 600 mil pessoas. Com o estoque atual é possível realizar a campanha contra a Covid-19 e manter as vacinações de rotina nas unidades de saúde. Considerando as campanhas de vacinação e as vacinas de rotina, são utilizadas aproximadamente 2,8 milhões de seringas e agulhas por ano no DF. O plano estratégico e operacional de vacinação está sendo finalizado e será divulgado nos próximos dias”, concluiu o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?