Após fechamento do metrô, vias ficam congestionadas no DF
De acordo com o DER, o trânsito está carregado nas pistas de acesso ao Plano Piloto, como na DF-001, DF-009 e Via Estrutural
atualizado
Compartilhar notícia
A sexta-feira (01/11/2019) começou bem complicada para os brasilienses. Com todas as estações do metrô fechadas no começo da manhã, quem se desloca para o trabalho encontra trânsito lento nas seguintes vias: DF-009, na saída do Lago Norte; DF-001, no balão do Recanto das Emas; na Via Estrutural; na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga; e na BR-060, sentido Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), que está congestionada antes mesmo do viaduto.
Para tentar amenizar os impactos no trânsito, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou que as faixas exclusivas de ônibus da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) estão liberadas para os carros até as 23h59. O Departamento de Trânsito (Detran) também tomou a mesma medida para as faixas da W3 Norte, W3 Sul e do Setor Policial Sul.
O fechamento das estações foi causado por uma falha de sinalização na rede de fibra ótica. O sistema transporta 160 mil pessoas por dia. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que, por volta das 6h, todas as estações estavam fechadas e foram liberadas às 8h20.
De acordo com informações da empresa, a manutenção atuou, desde as 3h30, para solucionar o problema “o mais rápido possível”. “Lamentamos pelos transtornos. Mas a segurança dos passageiros vem em primeiro lugar”, publicou a companhia no Twitter.
Atenção! Todas as estações estão fechadas por conta de uma falha de sinalização na rede de fibra ótica do Metrô-DF. Manutenção está atuando para solucionar o problema o mais rápido possível. Lamentamos pelos transtornos.
— Metrô-DF (@metrodfoficial) 1 de novembro de 2019
Moradora de Águas Claras, a bancária Normélia Santos, 57 anos, que trabalha na Asa Sul, chegou às 6h10 na estação Concessionárias e encontrou os portões fechados. “Estou pensando no que fazer, porque a única alternativa é andar até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para pegar um ônibus, mas tem o trânsito também”. De acordo com Normélia, o mesmo transtorno ocorreu há uma semana. “Isso aconteceu na semana passada também, quando estava voltando para casa”, afirmou. Ela ainda reclamou da tarifa: “Muito cara e o sistema não funciona”.
O porteiro Edivaldo Gomes, 43, mora em Samambaia e trabalha em Águas Claras. Ele saiu do trabalho por volta das 6h25 e retornaria para casa. “É chato, estou cansado, doido para chegar em casa e eles não tem previsão. Não vi isso acontecer outras vezes, sempre quando saio nesse horário está funcionando direitinho”, assinalou.
Veja imagens da Estação Concessionárias, em Águas Claras, nesta manhã:
Nas redes sociais, vários usuários também relataram os problemas.
Veja algumas publicações:
Sexta-feira,
você madruga pra chegar logo no trabalho e sair cedo massss,
o metrô não ajuda.
Sem energia e sem sistema.#metrodf pic.twitter.com/b8Y0ppWcnM— Nome (@AsFavas) November 1, 2019
Metrô DF não tá funcionando por agora ein galeres, problema na fibra ótica sla oq
— Prefeita & Sapatão (@aiMauela) November 1, 2019
Obrigado ao #MetrôDF por deixar minha sexta mais divertida, não funcionando e fazendo os ônibus ficarem mais lotados do que já são…
— Rafael Souza (@DarkRLion) November 1, 2019
tá complicado, paradas de ônibus lotadassssass, alguns ônibus nem param.
— Raickkkkkjjkjjj (@NardesRaick) November 1, 2019