Após fazer evento on-line em 2020, Festa do Morango espera 8 mil pessoas por dia
A festa tradicional de Brazlândia foi aberta ao público na sexta-feira. Neste sábado, o vice-governador Paco Britto participou do evento
atualizado
Compartilhar notícia
A tradicional Festa do Morango de Brazlândia voltou a ser presencial em 2021. O evento foi aberto ao público na noite de sexta-feira (3/9) e, embora não tenha acontecido no ano passado, devido à pandemia, chega em sua 25ª edição com expectativa de receber entre 5 mil e 8 mil pessoas por dia.
A comemoração ocorre na Associação Rural Cultural Alexandre Gusmão (Arcag), no Incra 6, até o dia 7 de setembro. Depois, a programação volta no fim de semana seguinte, de 10 a 12 de setembro. Neste ano, a entrada do público está liberada.
Contudo, é preciso aferir a temperatura e usar máscara o tempo todo. A única exceção é na hora de consumir uma das delícias disponíveis no evento, como doces, sucos, cereja de morango e outras guloseimas da praça de alimentação.
“São cerca de 200 famílias que cultivam morango no Distrito Federal e 95% desse total é da região de Brazlândia”, explicou o vice-governador Paco Britto, que esteve com a família na festa neste sábado. “Temos uma região reconhecida nacional e internacionalmente pela produção da fruta, a maior feira e a maior produção do Centro-Oeste”, completou.
Produtores
Mais de 40 produtores participam da festa. Muitos deles vivem há anos da venda do fruto e seus derivados. “Esta é uma festa para a família. Estou muito feliz em ver a feira sendo prestigiada com gente de todo o DF e todo mundo de máscara, respeitando o distanciamento, mas aproveitando o festival”, enfatizou Paco.
Ele lembrou que, apenas em 2021, 150 hectares de morangos foram plantados. “Eu gosto sempre de frisar a importância do trabalhador do campo para o país. Principalmente neste tempo de pandemia, pois ele não parou um dia sequer para garantir o alimento na mesa do brasiliense”.
A safra gerada com o plantio deste ano está estimada em 4,5 mil toneladas da fruta. “Isso representa a geração de uma receita em torno de R$ 50 milhões”, disse o vice-governador.
Veja fotos: