metropoles.com

Após fala de Padilha, Ibaneis pede que ministro tenha “reconhecimento” pelo DF

Governador Ibaneis Rocha fez apelo ao ministro-chefe das Relações Institucionais da Presidência para que não haja imposição de teto ao FCDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Ibaneis Rocha ajusta gravata. GDF inaugura o Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, após 3 anos de obras. O governador Ibaneis Rocha faz a assinatura do decreto e descerra placa de inauguração do Túnel de Taguatinga
1 de 1 Ibaneis Rocha ajusta gravata. GDF inaugura o Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, após 3 anos de obras. O governador Ibaneis Rocha faz a assinatura do decreto e descerra placa de inauguração do Túnel de Taguatinga - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez um apelo, na manhã desta quarta-feira (14/6), diante do posicionamento do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.

Nessa segunda-feira (12/6), Padilha defendeu a manutenção do teto ao Fundo Constitucional  do Distrito Federal (FCDF) no texto do marco fiscal que tramita no Senado.

Ibaneis pediu que o ministro leve o DF em consideração: “Vamos continuar trabalhando no convencimento da necessidade [da manutenção] da fórmula de cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal, para que possamos continuar a avançar e dar segurança à população. Vamos levar esse convencimento ao poder Executivo. Em especial, neste momento, faço um apelo ao ministro Alexandre Padilha, no sentido de que tenha reconhecimento pela cidade”.

O chefe do Palácio do Buriti, que está no segundo mandato consecutivo, argumentou que a imposição de um teto ao FCDF afetará, principalmente, as futuras gestões. “Esse efeito do Fundo Constitucional não vai ser para agora, vai ser para os próximos. Pode ser que um governo de esquerda venha a assumir o Distrito Federal e vai sofrer pedindo recursos sempre ao governo federal. Pedimos que haja esse reconhecimento de todos os ministros e do próprio presidente da República. Nossa mensagem, neste momento, é de união pela capital do país”, completou Ibaneis.

Solenidade

As declarações do emedebista ocorreram durante solenidade de apresentação dos militares recém-ingressados no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Na oportunidade, o emedebista também comentou sobre a proposta do governo federal, nessa terça-feira (13/6), de oferecer novo modelo de pagamento do reajuste salarial de 18% aos bombeiros, além das polícias Civil e Militar. A proposta é pagar o aumento em duas parcelas: 9% neste ano e 9% em janeiro de 2024.

“Com o reajuste das forças entabulado ontem [terça-feira], mesmo que não seja de nossa vontade, pois desejávamos que fosse em uma parcela, a proposta foi aceita pelas categorias. Esperamos, agora, o encaminhamento do projeto de lei ao Congresso Nacional”, frisou o governador.

Novos militares

A solenidade de apresentação dos militares recém-ingressados no CBMDF ocorreu na Academia de Bombeiros, nesta manhã.

No total, mais de 300 profissionais entraram nos cursos de formação. São eles:

  • 23 alunos para o curso de formação de oficiais combatentes;
  • 22 para o de habilitação de oficiais médicos, dentistas e complementares;
  • 310 para o de formação de praças.

“Estamos sempre renovando nossas tropas no DF e, desde o início do mandato, em 2019, temos buscado valorizar as corporações. Temos as melhores forças de segurança do Brasil, e é assim que queremos continuar”, afirmou o governador.

Protestos em São Sebastião

Ibaneis se posicionou, ainda, sobre as invasões no bairro Vila do Boa, em São Sebastião. Na manhã desta quarta-feira (14/6), ônibus que atendem a região administrativa não saíram da garagem, devido a uma paralisação de rodoviários.

Os trabalhadores da categoria fizeram o ato após um coletivo da Viação Pioneira, que atua na área, ser parcialmente queimado por manifestantes, na noite de terça-feira (13/6). O grupo protestava contra desocupações na Vila do Boa.

“Temos ali uma invasão. É um terreno que está destinado à construção do Hospital Regional de São Sebastião, e não vamos permitir. Isso é um defeito aqui no Distrito Federal: [há] muitas invasões. Vamos continuar na retirada e esperamos que as pessoas saiam de forma pacífica. O terreno é do governo e vai ser usado em favor da população”, finalizou o governador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?