Celina sobre Raparigueiros: “Tendência é não permitir saída do bloco”
De acordo com a Polícia Militar do DF, foram 10 esfaqueados na folia, ao lado da Torre de TV, no domingo (19/2); 47 facas foram apreendidas
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), disse nesta quarta-feira (22/02) que avalia o futuro do bloco Raparigueiros no Carnaval de 2024. De acordo com a Polícia Militar do DF, foram 10 esfaqueados na folia, ao lado da Torre de TV, na noite de domingo (19/02).
“Precisamos analisar se vale a pena continuar deixando o bloco sair. A responsabilidade é do governo em muitas vezes permitir que aconteça e tenha o alvará. Vamos analisar com muito cuidado, porque os números são impressionantes. Vamos ter uma reunião com os representantes para manter o diálogo. Nesse formato, como aconteceu, a tendência é que Governo do Distrito Federal não permita mais a saída desse bloco”, avaliou a representante do Executivo local durante balanço sobre a festa.
Vídeo flagra esfaqueamento de folião durante bloco de Carnaval no DF
Foi neste bloco também onde a PM mais atuou, apreendendo 47 armas brancas (ou 85% das 55 apreendidas em todo o evento).
Veja o vídeo de confusão no Raparigueiros:
Em nota enviada na segunda, a assessoria de imprensa do Raparigueiros disse “reafirmar seu compromisso com a segurança do folião, sendo certo que seu compromisso é e sempre foi com a realização de um evento gratuito, aberto e democrático, não tendo medido esforços nesse sentido”.
“Infelizmente a violência está presente em diversos segmentos da sociedade, dentro de casa, nas cidades, nas escolas e também no ataque à democracia como vimos há pouco tempo, vivemos em uma sociedade onde a segurança é de fato uma preocupação a solução não se encontra apenas nas forças estatais repressoras, mas numa mudança social profunda”, acrescentou o bloco.
Durante todo o Carnaval não houve registros de homicídios dentro dos blocos de Carnaval. Também não foi registrado nenhuma morte no trânsito dentro da capital da República.
Celina avaliou de maneira positiva a operação de Carnaval. “Tivemos um aumento de foliões, em relação ao carnaval passado, e o policiamento foi bem executado. A Cidade Policial também atendeu as expectativas e eficácia do policiamento”, afirmou. O público superou a marca de 1,5 milhão de pessoas nas ruas.
A assessoria de imprensa do bloco Raparigueiros informou que não havia recebido convite para reunião com “qualquer autoridade” até as 13h desta quarta-feira (22/2). O bloco acrescentou que trabalhará para “melhorar as condições [oferecidas] ao folião”.